Elevada projeção de crescimento do Peru para 13,2% neste ano

Na última sexta-feira, 17, o Banco Central de Reservas (BCR) elevou a projeção de crescimento da economia peruana de 11,9% para 13,2% neste ano, devido à rápida recuperação da atividade produtiva nacional.

“A projeção de crescimento para este ano é de 13,2% e para o próximo de 3,4%, valor este último semelhante à nossa estimativa anterior”, disse o presidente da BCR, Julio Velarde.

Ele acrescentou que eles viram uma recuperação que excede os níveis pré-pandêmicos. “Há setores que se recuperaram fortemente, como construção civil e manufatura, mas o que ainda está abaixo são alguns serviços e comércio”, disse.

Julio Velarde disse que o Produto Interno Bruto (PIB) peruano se recuperou no terceiro trimestre (julho-agosto-setembro) deste ano, ante igual período de 2019.

“Vamos torcer para que os sinais, em relação à estabilidade macro e jurídica, sejam claros para nortear os investimentos futuros e talvez assim tenhamos um cenário melhor, mas ainda há uma margem de incerteza que deve ser apontada”, disse.

Da mesma forma, o presidente do BCR mostrou as projeções de expansão do PIB primário (5,3%) e não primário (15,5%) para este ano. Por outro lado, comentou que o investimento privado vai crescer 36% este ano, em termos reais, com o investimento mineiro a crescer quase 23% e o investimento não mineiro a aumentar quase 38%.

Refira-se que o investimento público que caiu fortemente em 2020 e só começou a recuperar em outubro, novembro e dezembro do ano passado. A expectativa é crescer quase 22% neste ano e 4,5% no próximo.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL