Editorial: Luz no fim do túnel

02 August 2016

La revista de la industria de la construcción de América Latina

La revista de la industria de la construcción de América Latina

Depois de mais trinta anos, a América Latina voltará a enfrentar dois anos consecutivos de recessão. É o que afirmam as projeções do Banco Mundial, que preveem queda de 1,3% para a economia regional este ano, após a queda de 0,7% do ano passado.

Pelo menos, parece que este será o último ano de maus indicadores, e 2017 deverá ser melhor; é uma luz no fim do túnel. Não é uma luz brilhante de alta voltagem, mas ao menos segundo o BM, já é possível projetar um crescimento de 1,2% para a região.

Este resultado se apoia, parcialmente, em que a América do Sul terá uma leve recuperação de 0,5% em 2017, o que pode de fato acontecer se a maior economia dentre elas, o Brasil, finalmente conseguir frear sua recessão, que este ano deverá ficar entre os 3% e 4% negativos. Para o próximo exercício, espera-se uma moderação das incertezas políticas internas, o que, somando-se às possíveis melhoras no quadro fiscal, poderia recompor a economia em torno de 0% ou algum crescimento.

Mas ainda se justifica a atenção, pois segundo nossa reportagem sobre o Brasil nesta edição, tudo isso dependeria da manutenção do governo interino de Michel Temer no poder. Se o Senado votar pela devolução de Dilma ao Planalto, a reversão das expectativas seria dramática, de acordo com todos os agentes econômicos.

Enquanto isso, a maioria dos atores do mercado olham com atenção para o desenrolar do PPI, o Programa de Parceria para Investimentos, com o qual o governo quer mobilizar quantidades significativas de capital privado para a infraestrutura, envolvendo com cada vez mais força o capital privado.

Porém, não haverá boas novas apenas no ano que vem. Esta edição mostra algumas agradáveis surpresas deste ano, como o crescimento da construção no México no segundo trimestre, interrompendo quatro trimestres consecutivos de queda. Além disso, a construção peruana também deverá deixar sinais positivos pelo caminho de 2016, com previsão de crescimento de 3,1%, segundo a Câmara de Comércio de Lima. Ao menos, as boas intenções estão aí, com a chegada de Pedro Pablo Kuczynski à presidência do país, dizendo que deseja ver o Peru “como um grande canteiro de obras”.

Cautela com as expectativas, mas alguma esperança devemos ter, de que sim a América Latina comece a retomar seu rumo de desenvolvimento em breve.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL