Edifício mais alto do interior do Brasil é entregue

O último andar do edifício, que é uma área técnica, vai permanecer com a iluminação noturna para ser um farol que pode ser visto de diferentes pontos da região.

Em 30 de outubro, foi concluída a construção do Ícone Planeta, considerado o edifício residencial mais alto do interior do Brasil, localizado em Sorocaba (SP).

Dos 45 pavimentos, 38 são destinados a residências, e a grandiosidade não se limita à altura: para erguer essa estrutura em um terreno de 2.781,00 m², foram necessárias 1.075 toneladas de aço, 11.075,80 m³ de concreto (equivalente a 1.600 viagens de caminhão betoneira), 324.652 blocos de alvenaria, 1.376 caixilhos (utilizados para as esquadrias), 1.045 portas de madeira e um total de 16.782,56 m² de piso.

O cronograma da obra do Ícone foi notável, sendo concluída em 37 meses, um período significativamente inferior à média de aproximadamente 4 anos para empreendimentos dessa magnitude.

O projeto arquitetônico é assinado pelo renomado escritório Königsberger Vannucchi Arquitetos Associados, sediado em São Paulo (SP).

O Ícone teve um prazo recorde para a realização das obras: foram 37 meses de construção. A média para empreendimentos desse porte é de aproximadamente 4 anos. Crédito da Foto: Lucas Bismarck

Uma característica marcante do empreendimento é a criação das áreas comuns em andares elevados, proporcionando uma vista panorâmica da cidade. O Sky Health Club & Spa, localizado no 21° andar, conta com sala de massagem e hidro, enquanto o Sky Lounge & Gourmet, situado no 29° andar, oferece um ambiente exclusivo para os moradores.

“Expressamos nossa cultura e valores em cada projeto. O Ícone é uma proposta única e inovadora”, destaca Ricardo Guimarães, presidente do Conselho Administrativo da Planeta.

O Ícone Planeta ultrapassa em altura o conhecido edifício Copan, com 115 metros, localizado em São Paulo, conforme informações da Wikipédia. Considerando fenômenos meteorológicos, foram conduzidos testes em túnel de vento no Canadá.

A prototipagem determinou os esforços de carga ao longo da construção, e o cálculo estrutural ficou a cargo do escritório França & Associados, uma referência nacional nesse segmento.

“Este gigante entra para a história da construção civil brasileira com uma estrutura muito arrojada e bem complexa. Executamos a construção no tempo previsto, sem acidentes de trabalho, e utilizamos mão de obra local em um projeto com grandes dimensões”, ressalta Kátia Barazal, engenheira responsável pelo Ícone Planeta.

Com a visão mais elevada e uma das mais deslumbrantes de Sorocaba, o Ícone está situado no Jardim Faculdade. O último andar, destinado a áreas técnicas, permanecerá com iluminação noturna, servindo como um farol visível de várias partes da região.

Além de oferecer o agradável ambiente do interior, o edifício está estrategicamente conectado às principais vias de acesso e corredores importantes, como as avenidas Washington Luiz, Barão de Tatuí, Antônio Carlos Comitre e Comendador Pereira Inácio.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL