Economia do Chile desaba em abril

By Cristián Peters01 June 2020

O Indicador Mensal de Atividade Econômica do Chile (Imacec) do quarto mês do ano mostrou uma depressão da economia do país, com um PIB mensal de -14,1% em comparação a março, segundo o Banco Central. Uma contração histórica puxada pela paralisação das atividades produtivas do país em função da pandemia.

A série dessazonalizada diminuiu 8,7% em relação ao mês precedente e 12,4% em doze meses, números muito piores aos estimados pelo mercado, que projetava uma queda em torno de 11%.

O Imacec específico da mineração caiu 0,1%, e o restante do índice caiu 15,5%. “O resultado deste último foi impactado pelos efeitos da emergência sanitária. Neste contexto, as atividades mais afetadas foram os serviços e o comércio, e em menor medida a construção e a indústria manufatureira”, indicou o relatório.

“A queda é muito significativa, numa dimensão de que não tínhamos registro desde que o índice iniciou”, disse o ministro da Fazenda, Ignacio Briones. Segunfo ele, o nível de produção corresponde e números de 2013, evidenciando assim um retrocesso de sete anos na atividade econômica chilena.

REVISTA
BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
Reportagens
Dicas para maior eficiência de equipamentos
Quatro dicas testadas ao longo do tempo para aumentar o tempo de atividade
AMMANN: Soluções competitivas e integradas
Com uma linhagem familiar de sucesso, a Ammann se destaca no cenário internacional desde 1869. Hans-Christian Schneider, atual CEO da Ammann, é a sexta geração a administrar a empresa que mantém sua curva de crescimento e notoriedade.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristián.peters@khl.com
Matt Burk Gerente de vendasr Tel: +1 312 496 3314 E-mail: matt.burk@khl.com
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL