Dynapac anuncia tecnologia de rolos autônomos

By Cristián Peters29 March 2022

A compactação eficiente não é uma tarefa simples. Para alcançar os resultados necessários, são necessários vários passes do equipamento e uma sobreposição precisa entre cada faixa trabalhada, exigindo assim uma grande habilidade por parte do operador. Mas por mais hábil que seja o operador, sempre há espaço para pequenas imprecisões, e o curso de cada passe nunca será o mesmo que o próximo. Com isto em mente, a Dynapac lançou o programa “caminho para a autonomia”, com soluções de condução autônoma implementadas em seus cilindros.

Dynapac Dynapac

Graças à nova tecnologia da marca, o operador pode se concentrar na qualidade de compactação sem mesmo ter que tocar o volante. “Guiado por GPS e seguindo uma rota pré-programada, o rolo fará todo o circuito necessário, com muito mais precisão, sem áreas “esquecidas” e sempre na velocidade ideal”, disse a empresa em uma declaração.

Isto se traduz em três grandes vantagens: a qualidade da compactação é superior, com cobertura perfeita entre as correias de trabalho; o trabalho é concluído mais rapidamente porque não há paradas para ajustes; e o consumo de combustível é menor, devido à maior velocidade constante e ao menor tempo de trabalho.

“Em testes, este sistema de direção permitiu uma sobreposição de apenas 10%, fornecendo os mesmos resultados de compactação duas horas mais rápido. Extrapolando isto para um compactador operando 100 dias por ano, um empreiteiro economizaria 200 horas”, detalha Dynapac.

Dependendo do tipo de trabalho, a mão-de-obra também pode ser reduzida, pois o operador de cabine é livre para observar detalhes que eventualmente exigiriam um assistente.

A tecnologia está disponível a pedido inicialmente para o rolo vibratório de tambor único CA3600PD. Esta inovação se soma a outros diferenciais de automação de equipamentos, tais como o sistema de monitoramento de propriedades sísmicas do solo, que ajusta automaticamente a freqüência de vibração para otimizar a compactação e a eficiência energética.

Usados em combinação com o Dyn@lyzer, os dados de operação podem ser monitorados remotamente e processados analiticamente para documentar e melhorar a operação.

REVISTA
BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
Reportagens
Construção de Rodovias: O caminho para o futuro
As equipes de pesquisa e desenvolvimento de equipamentos para construção de estradas estão se concentrando na autonomia, energia e maior integração digital.
Preparação para a M&T a todo vapor
Após ser adiada devido à pandemia, a indústria de construção latino-americana se reunirá novamente no Brasil no final de agosto.
Colômbia: Pavimentando o futuro
O país está finalizando seu programa de projetos 4G enquanto dá os primeiros passos nas Concessões do Bicentenário.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristián.peters@khl.com
Wil Holloway Gerente de vendasr Tel: +1 312 9292563 E-mail: wil.holloway@khl.com
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL