Divulgada a rota do Canal da Nicarágua

By Fausto Oliveira08 July 2014

Nicaragua canal definite path

Nicaragua canal definite path

As autoridades da Nicarágua e a empresa concessionária divulgaram a rota do Grande Canal da Nicarágua, projeto que se promete levar a cabo entre o final desse ano e 2019, e que deverá mudar o panorama do comércio internacional em escala global.

A informação da rota planejada era o que faltava para que o mundo conhecesse melhor esse ambicioso projeto do país centro-americano. O canal terá início no porto de Brito, na costa do Pacífico, e passará pelo Grande Lago da Nicarágua até desembocar no encontro do rio Punta Gorda com o Mar do Caribe.

Serão em total 278 quilômetros de extensão, 105 deles passando pelo lago. A largura da estrutura terá entre 230 e 520 metros, e a profundidade será de até 30 metros, de acordo com a concessionária HKND.

Seis sub-projetos compõem a construção do Grande Canal da Nicarágua. O primeiro é o próprio canal, que é seguido de dois portos em cada uma de suas extremidades, além de uma zona de livre comércio próxima ao porto de Brito que terá áreas empresariais e residenciais, um aeroporto para 1 milhão de passageiros/ano na costa do Pacífico, novas estradas e complexos turísticos que aproveitarão o movimento econômico gerado pela estrutura.

É prevista a passagem de cerca de 5,1 mil navios de carga pelo Canal da Nicarágua, com exportação de mercadorias industrializadas, agrícolas e minerais. Por sua capacidade projetada, o canal deverá receber os maiores navios existentes no mundo.

O contrato para construção e operação desse imenso projeto está assinado pelo governo da Nicarágua com a firma chinesa HKND. O direito de operação do canal pertencerá a essa empresa por 50 anos, segundo o contrato, mas é prorrogável por igual período. A empresa concessionária não confirma, mas o governo do país disse em várias ocasiões que o orçamento do projeto chega aos US$ 40 bilhões.

REVISTA
BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
Reportagens
Mills: O projeto ideal
Há quase 7 décadas, a pioneira na locação de equipamentos para a execução de trabalhos em altura, com a maior frota de PEMT da América Latina, se supera dia a dia, em busca de inovação e diferencial no que se refere à qualidade e entrega.
Indústria de locação sem papel
Como avançar em direção a uma indústria sem papel?
Entrevista com Inform: América Latina Artificial
A inteligência artificial está tomando cada vez mais o centro das atenções na região, e novos jogadores estão entrando na arena.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristián.peters@khl.com
Wil Holloway Gerente de vendasr Tel: +1 312 9292563 E-mail: wil.holloway@khl.com
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL