Distribuidor peruano da CAT implementa caminhões autônomos

20 October 2020

Camión autónomo Caterpillar

Caminhão autônomo Caterpillar

A Ferreyros, representante da Caterpillar no Peru, está implementando o primeiro projeto de caminhão de mineração 100% autônomo no Peru, e o de maior escala nas Américas. Será uma frota de 30 caminhões Caterpillar, com capacidade de carga de 320 toneladas cada um, que iniciará operação na mina de Quellaveco em 2021.

Uma equipe de elite vem implementando a plataforma tecnológica MineStar da Caterpillar, que é a responsável por permitir a operação autônoma dos caminhões Cat 794 AC e sua interação com os outros veículos tripulados.

“Nos honra sermos parte deste momento histórico na mineração peruana. A experiência internacional da Caterpillar demonstra que a autonomia aumenta a produtividade e utilização dos caminhões, e ao mesmo tempo garante uma interação segura, controlada e previsível entre todos os equipamentos da operação”, afirmou Fernando Armas Tamayo, vice-presidente de Grande Mineração da Ferreyros.

Na vanguarda

No mundo, mais de 280 caminhões de mineração vêm operando de maneira autônoma graças à tecnologia da Caterpillar, que apenas em 16 meses duplicou o volume transportado, passando de 1 bilhão de toneladas para 2 bilhões de toneladas. Desde o início deste sistema, há sete anos, a Caterpillar já transportou mais de 2,5 bilhões de toneladas com sua solução autônoma.

A tecnologia da Caterpillar permite gerir a operação autônoma em mina de um número ilimitado de caminhões e equipamentos auxiliares. A frota de caminhões CAT que opera com autonomia abrange diversos modelos, incluindo os de máxima capacidade: os gigantes CAT 797F e o CAT 798AC, ambos de 400 toneladas.

O emprego de equipamentos autônomos traz muitas vantagens. Uma delas é em matéria de segurança. Os caminhões com o sistema MineStar Command percorreram mais de 72 milhões de quilômetros sem danos com tempo perdido. “É importante ressaltar que este sistema permite enfrentar condições climáticas extremas e outros desafios operacionais no processo de transporte de minérios”, disse a Ferreyros em comunicado.

Além disso, as minas que aplicaram a tecnologia autônoma da Caterpillar registraram, aumentos na produtividade de até 30%, segundo a fabricante.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL