Disputa por trem Santiago Valparaíso

29 May 2018

Ideia anterior era concessionar a consórcio privado, mas agora estatal ferroviária quer participar.

proyecto tvs

O projeto de um trem entre Santiago e Valparaíso, no Chile, até o momento tem previsão de ser levado adiante pelo consórcio entre a chilena Sigdo Koppers e a China Railways Group Limited, através de um investimento de US$ 1,6 bilhão sem subsídios estatais. Entretanto, agora a EFE, Empresa de Ferrovias do Estado do Chile, apresentou uma proposta para o projeto.

Segundo a imprensa chilena, a alternativa puramente privada estaria correndo na frente. Juan Eduardo Errázuriz, presidente da Sigdo Koppers, disse que “se o governo do Chile optar pela EFE, será válido, porém seria uma péssima decisão, dado que o governo deve priorizar investimentos em outras áreas. Nosso projeto não implica não implica nenhum tipo de subsídio estatal, estamos dispostos a perder dinheiro se nosso trabalho sair mal”.

Errázuriz, durante sua participação na 31ª reunião do Comitê Empresarial Chile Japão, afirmou que “no Chile temos muito espaço para mais estradas e não temos acesso aos portos. Nosso crescimento econômico está baseado na exportação. Então, se fecharmos o espaço aos portos e diminuirmos os acessos, vamos crescer menos. O governo chileno deveria tomar para si a bandeira do mundo ferroviário, já que será cada vez mais difícil exportar produtos levando-os aos portos por caminhão. As cidades estão crescendo e isso produz congestionamentos. É vital que existam trens de carga e também de passageiros”.

A respeito de quem executará o projeto, Errázuriz afirmou que “o Executivo prometeu enviar algumas observações sobre o projeto. Apenas quando as tenhamos recebido saberemos o que nos espera”.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL