Dispositivos de assistência ao operador: Melhorando a segurança e a eficiência

A segurança nunca é garantida no local. A tarefa mais importante para os dispositivos de assistência inteligentes é servir o operador, minimizando o risco de danos ao equipamento e, mais importante, o perigo para as pessoas. Reportagem Niamh Marriott.

O Link-Belt possui toda uma série de dispositivos de assistência, desde câmeras até medição precisa. (Foto: Link-Belt)

Os dispositivos de assistência ao operador vêm em todas as formas e tamanhos e com funcionalidade crescente e recursos inteligentes. Eles podem ajudar o operador , mas nunca podem garantir uma experiência de elevação e local de trabalho totalmente seguros.

“Em nosso setor, seguro é quase um palavrão”, diz Brian Elkins, da Link-Belt. “Queremos adicionar recursos para minimizar e mitigar riscos.

“Estamos dando ao operador a capacidade de ter algumas ajudas de operação que irão minimizar a chance de um acidente, mas ainda está nas mãos do operador.

“A segurança é obviamente a prioridade número um. Mas não há nada que possamos projetar e implementar em nossos guindastes que elimine qualquer risco. Sempre há um risco.

“Nós ouvimos nossos clientes e vemos o que eles precisam quando se trata de dispositivos de segurança. A indústria nos dirá o que eles precisam e eles sempre respondem às mudanças de design que fazemos.

“Como fabricante, seguimos uma linha tênue, pois queremos oferecer às pessoas o máximo de recursos de segurança que podemos oferecer, mas também não queremos tirar o controle do guindaste do próprio operador. Eles realmente são auxiliares.

“Um operador certificado qualificado deve ser capaz de operar um guindaste de maneira segura sem esses auxílios operacionais. Mas ainda queremos colocá-los lá. Às vezes, se você colocar muitos auxílios lá, pode dar uma falsa sensação de segurança.

“O Link-Belt possui todos os tipos de auxílios ao operador, incluindo sistemas de visão e prevenção de colisões. Isso está em todos os nossos guindastes, não apenas em nossos terrenos acidentados.

“Nosso sistema de câmeras, o pacote de visão Link-Belt, inclui câmeras de backup. Temos câmeras giratórias na lateral do guindaste. Então, se você tirar o freio de giro, poderá ver o que está ao seu lado.

“Também temos câmeras de guincho. Dessa forma, podemos ver quando você está carregando ou descarregando o cabo de aço, temos câmeras para que o operador possa ver o que está acontecendo atrás dele enquanto ele está subindo ou descendo o guincho. Tudo isso é padrão com Link-Belt.”

Prevenção de colisão

Elkins continua: “No que diz respeito à prevenção de colisões, temos os alarmes sonoros padrão que notificam o operador e as pessoas no solo quando você está dando ré.

“Vimos outros na indústria usarem tags RFID anexadas a pessoas e equipamentos que podem matar o dispositivo em uma parada de emergência em caso de perigo.

“Não os temos porque normalmente nossos guindastes se movem para se preparar e ficam parados quando estão operando.

Indicadores de velocidade do vento

“Temos indicadores de velocidade do vento em todos os nossos guindastes, para alertar o operador, informá-lo sobre sua velocidade atual e qual deve ser a capacidade. Deixamos o controle com o operador do guindaste.

Tadano oferece controle remoto sem fio. (Foto: Tadano)

“Se você estiver trabalhando, especialmente se estiver trabalhando perto de um litoral onde o vento é bastante frequente ou se estiver trabalhando em um parque eólico onde o vento é predominante.

“Se você receber aquelas grandes rajadas que passarem e aumentarem seu indicador de velocidade do vento, não queremos que, de repente , o operador não consiga controlar sua carga.

“Nós notificamos todos na cabine. Mostramos ao operador o que está acontecendo, mas não necessariamente tiramos essa função dele. Você dá a eles o poder de fazer isso sozinhos. Eles sabem quando não é seguro.

Medição fina

“Outro auxílio ao operador que temos é a medição precisa, onde você pode assumir um controle ou uma função como seu giro ou seu guincho para cima ou cabeamento para cima, cabeamento para baixo ou lança para cima, lança para baixo.

“Você pode reduzi-lo em incrementos de 10. Então , digamos que você esteja em 100% e gire para a esquerda e para a direita, você irá a toda velocidade com seus joysticks.

“Você pode diminuir isso para 10% para que, quando estiver operando, se você jogar o joystick totalmente para a esquerda ou totalmente para a direita, você só vai balançar a 10% da velocidade que você normalmente faria.

“Ele permite que você aproveite suas funções para um nível que é mais desejável. Isso é especialmente útil quando você está pegando coisas realmente grandes. Também temos telemática.

Primeira camada, terceiro envoltório

“Isso é um tanto padrão na indústria – primeira camada, terceira camada. É um alarme que, quando você desce para a primeira camada de corda no guincho, sabe quando está acabando, pois pode ser difícil dizer durante a operação.”

Sistema de zoneamento para anticolisão

Anti-colisão ainda é um sistema vital para guindastes em locais de trabalho movimentados. Pode ajudar a proteger pessoas e equipamentos.

Quatro guindastes de jib basculante Moritsch em Amsterdã, Holanda, contam com sistemas de câmeras. (Foto: Moritsch)

Mariano Moritsch , diretor administrativo da Moritsch Cranes, diz: “Nossos guindastes são equipados com um sistema de zoneamento como padrão e, a pedido, podemos fornecer sistemas anticolisão e câmeras em ganchos.

“Esses sistemas são utilizados para facilitar as ações do operador de guindaste que trabalha na cabine. Aumentam a segurança do trabalho garantindo que os guindastes não interfiram com estruturas ou outros guindastes no local (anti-colisão) e monitorando constantemente o posicionamento do gancho e da carga suspensa (câmeras).

“Além disso, as câmeras são colocadas diretamente no bloco de elevação para melhorar a qualidade das imagens e reduzir as vibrações.

“Existe um display de toque full HD de 15 polegadas , áudio bidirecional para comunicação direta, uma antena de transmissão fixada na extremidade da lança do guindaste e equipada com um sistema de inclinação de absorção de choque para garantir rastreamento constante na câmera de filmagem fixada na talha quadra; um sistema de disparo com câmera térmica para medir a temperatura da carga levantada, útil, por exemplo, para verificar o estado do concreto.

“Tudo isso dentro de uma caixa de proteção resistente a esmagamentos e impactos acidentais. Há opção de visão noturna e o equipamento pode trabalhar em temperaturas de -30 a +50 °C.”

O futuro da assistência ao operador

Moritsch continua: “Estamos procurando desenvolver um sistema de interconexão para guindastes com locais remotos por meio de um portal dedicado para monitorar o funcionamento dos produtos, garantir um serviço contínuo, planejar atividades de manutenção e se comunicar com o operador na cabine, alertando-o, por exemplo , a possíveis situações perigosas, como alertas meteorológicos. Em geral, os dispositivos de assistência ao operador devem ser projetados para se tornarem cada vez mais fáceis de usar.”

Como os dispositivos de assistência podem melhorar a eficiência?
O Surround View de Tadano é útil ao virar à esquerda ou à direita e também ao girar a parte superior. (Foto: Tadano)

A fabricante de guindastes Tadano tem uma gama de opções para seus diferentes modelos de guindastes, com foco na eficiência, bem como na segurança.

Para os guindastes todo terreno Tadano, a empresa oferece o IC-1 Plus. Esse sistema, diz Tadano, pode melhorar a eficiência de um guindaste, permitindo que ele execute mais trabalhos.

A determinação ao vivo das capacidades do guindaste, dependendo do ângulo de giro da superestrutura e do radar de capacidade, permite várias configurações de estabilizadores assimétricos para trabalhos em espaços confinados, especialmente ao levantar sobre os estabilizadores.

Os custos de transporte são reduzidos, pois você pode usar menos contrapeso em comparação com as capacidades de 360°.

Outro sistema é o opcional Tadano Surround View, que oferece percepção de 360°. O Surround View é particularmente útil ao virar à esquerda ou à direita, ou ao descobrir pontos cegos que possam ocultar pedestres, ciclistas ou obstáculos.

Este sistema patenteado também usa as seis câmeras do guindaste para exibir o possível alcance dos estabilizadores, bem como o raio de giro da cauda na posição atual do guindaste em uma tela auxiliada por computador. O Tadano Surround View está disponível para os modelos AC 2.040-1, AC 4.080-1 e AC 7.450-1.

O sistema estabilizador infinitamente variável Flex Base da Tadano estende os estabilizadores para qualquer ponto dentro de seu alcance.

Ele oferece ao operador determinação em tempo real para posicionamento até obstruções para alcançar a maior base de estabilizador possível. Isso ajuda a otimizar as capacidades de elevação dos guindastes todo-o- terreno AC 2.040-1, AC 3.045-1 City, AC 3.055-1, AC 3.060-1, AC 4.080-1 e AC 5.130-1 .

A visão surround usa seis câmeras do guindaste para exibir o possível alcance dos estabilizadores. (Foto: Tadano)

O Flex Base, como o sistema de controle IC-1 Plus, identifica automaticamente a configuração do estabilizador, o contrapeso instalado, o ângulo da superestrutura, o comprimento da lança principal e a sequência telescópica.

A Tadano também oferece um controle remoto sem fio e um monitor antirreflexo para todas as condições de iluminação, incluindo luz solar intensa.

Detecção de obstáculos para guindastes todo-o-terreno

Para seus guindastes para terrenos acidentados, a Tadano oferece o Tadano View System, bem como o Clearance Sonar, que detecta obstáculos atrás do veículo, emitindo um aviso com um ícone piscando no indicador e um som de campainha.

Existe o interruptor de desconexão automática da bomba para reduzir o consumo de combustível. Para os modelos GR-1000EX-4 e GR-900EX-4, existe um sistema de contrapeso inteligente.

O contrapeso pode ser movido entre duas posições de montagem, aumentando a capacidade de elevação em até 20%.

O gráfico inteligente da Tadano aumenta o potencial do guindaste ao expandir a área de trabalho circular convencional, melhorando a eficiência.

Finalmente, há um controle de segurança para operações de elevação da lança, que evita sobrecarga quando a lança é levantada para levantar uma carga do solo.

Sistemas de assistência para guindastes de torre

A Liebherr oferece sistemas de assistência em todos os seus guindastes de torre. Eles facilitam a operação, garantem uma alta capacidade de movimentação e aumentam a segurança de pessoas e máquinas no local de trabalho.

Para que os sistemas funcionem de forma eficiente, eles devem estar em sintonia com o sistema de controle e os componentes. Os guindastes de torre Liebherr usam software de controle e acionamentos fabricados internamente.

A Liebherr revelou os protótipos iniciais de seus novos sistemas de assistência na feira Bauma no início deste ano. (Foto: Liebherr)

Um exemplo de interação é o modo de posicionamento fino Micromove , que permite ao operador do guindaste mover cargas pesadas em um ritmo muito lento para garantir um posicionamento preciso sem risco de danos.

Graças aos acionamentos da Liebherr, o sistema de assistência pode ser usado por vários minutos sem que o guindaste superaqueça.

Outros sistemas de assistência incluem um sistema de limitação de alcance operacional (ABB), a função de aumento de carga de curto prazo Load Plus, subida monitorada com segurança e elevação nivelada para guindastes de lança basculante.

Dispositivos de assistência ao operador na Bauma

Os guindastes também apresentam controle de força do vento, amortecimento de oscilação integrado e comportamento de giro adaptável. A Liebherr revelou os protótipos iniciais de seus novos sistemas de assistência na feira Bauma em Munique em outubro.

Isso será possível com um novo sistema de controle. Os novos sistemas de assistência neutralizam ativamente situações perigosas.

Um novo recurso foi adicionado à cabine do operador do guindaste - uma tela de 12 polegadas. Graças à interface do sistema operacional do guindaste de torre, os operadores de guindaste e os técnicos de serviço podem navegar por uma estrutura de menu baseada nas necessidades por meio de uma tela sensível ao toque.

Todos os parâmetros operacionais relevantes para o seu trabalho estão sempre à vista. As máscaras de exibição podem ser combinadas de várias maneiras para isso.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL