Discrepâncias na localização do Túnel Agua Negra

túnel agua negra

Autoridades regionais de Coquimbo, no centro-norte do Chile, o Conselho Regional CORE determinaram que a rota original do túnel binacional com a Argentina, Agua Negra, que visa unir aquela área do Chile com a província de San Juan na Argentina, deve-se manter conforme acordado.

As declarações foram feitas depois que o Ministro de Obras Públicas do Chile, Alfredo Moreno, indicou que estavam trabalhando em outras opções de layout para o projeto, que considera um investimento de cerca de US $ 1.500 milhões. “Vamos colocar os estudos a concurso para que os especialistas possam encontrar os melhores percursos”, disse o responsável. Desde 2019, o ministro da época já falava em avaliação para modificar a rota, pois havia análises geológicas que afirmavam que se as obras continuassem no local, os custos seriam de US $ 4 bilhões. Depois disso, a pandemia chegou e não foi possível fazer uma licitação ou mesmo discutir a referida transferência.

Críticas

Tudo isso tem causado várias críticas às autoridades regionais, pois estão muito interessadas em concluir este projeto pelas vantagens logísticas e turísticas que oferece tanto a Coquimbo como a San Juan. “Não vamos abrir mão do lugar originalmente definido”, destacam da região chilena. Por isso, o conselheiro regional, Alberto Gallardo, destacou que “todos os estudos pertinentes foram feitos, há um investimento muito grande neste assunto, principalmente da Argentina, portanto, mudar as regras do jogo neste momento parece pouco sério ”. Além disso, Gallardo lembrou que desde a posse do atual governo chileno, em 2018, o executivo deu sinais de que estão sendo realizados estudos para modificar a rota.

A este respeito, a presidente do CORE, Adriana Peñafiel, lamentou que “não haja uma vontade determinada de continuar em um plano mais ágil na realização deste projeto; portanto, minha impressão é que isso acontecerá no próximo governo ”. A previsão é que até setembro haja uma reaproximação entre os dois países para resolver a situação. Peñafiel disse que se espera que a reunião aborde “a continuidade deste projeto e que as datas ou prazos para o início da execução das obras já estejam definidos”.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL