Dicas para maior eficiência de equipamentos

31 January 2023

Escrito por Karen Thompson, presidente, Haver & Boecker Niagara, Canadá

Karen Thompson é presidente da Haver & Boecker Niagara, no Canadá.

O trabalho de um produtor nunca é acaba. Além de administrar a mina, é de sua responsabilidade manter todo o equipamento em bom estado de funcionamento. Para isso, ele usa uma variedade de programas e serviços para aumentar a produtividade do equipamento e prolongar o ciclo de vida, já que a implementação de tecnologia e ferramentas inovadoras minimiza o tempo de inatividade e aumenta o ROI.

Para obter o máximo do seu equipamento e aumentar o ROI, siga estes quatro passos:

1. Procure um sistema de análise de vibração projetado especificamente para peneiras vibratórias. Isto dá às operações de mineração uma maneira de monitorar com segurança o desempenho de suas telas de peneiramento em tempo real. O sistema de análise de vibração deve ter oito sensores tri-axiais, que são fixados em locais chave no equipamento. A partir daí, os sensores transmitem 24 canais de dados a uma pastilha para serviço pesado, que depois ilustra a órbita, aceleração e deflexões da máquina. Um sistema avançado de análise de vibração transfere dados sem fio para uma equipe de engenharia certificada, onde eles avaliam o desempenho da máquina, alertam o usuário sobre quaisquer problemas e sugerem recomendações de melhoria.

2. Estabelecer parcerias com um fabricante para garantir uma maior funcionalidade do equipamento através de programas como instalação de telas, comissionamento e treinamento do operador. Embora os produtores possam tomar o tempo necessário para realizar eles mesmos a manutenção preventiva, problemas maiores podem ocorrer e causar paradas prolongadas se não forem feitas corretamente.

É aí que entra um fabricante. Um técnico treinado e minucioso deve rever uma lista de verificação detalhada para avaliar o equipamento de triagem, treinar o pessoal na operação e instalação adequadas da tela, e trabalhar com o cliente para desenvolver um plano de manutenção preventiva.

3. Retire o trabalho de adivinhação da instalação, trabalhando de perto com um especialista em mídia de exposição. Mesmo com os melhores planos de manutenção, surgem problemas se a mídia de tela não for selecionada e instalada corretamente. Às vezes, os produtores lutam contra a cegueira quando materiais pesados de argila entupem as aberturas da tela, ou ficam presos em pinos, onde pedras de tamanho semelhante ficam presas em aberturas de telas de mídia. Trabalhar com um fabricante de mídia de tela competente retira o trabalho de adivinhação da seleção e instalação da tela e garante uma longa vida útil da tela.

4. Otimizar a produção com técnicos treinados. Alguns fabricantes incluem programas, tais como manutenção no local, instalação de displays, treinamento e análise de segurança e desempenho operacional, em um único plano. Estes programas podem até mesmo oferecer a reforma completa da máquina, monitoramento e manutenção das máquinas, e serviços relacionados para maximizar o tempo de operação.

Programas de análise de vibração detectam irregularidades precocemente, antes que elas levem à diminuição do desempenho, redução da eficiência e aumento dos custos operacionais.

Em geral, a manutenção do equipamento aumenta a longevidade e a eficiência da máquina. E, como em qualquer negócio, os lucros são a medida chave do sucesso. Um bom programa de manutenção focado em evitar paradas reúne análise de vibração, seleção e instalação adequadas de telas, bem como a implementação de programas internos de treinamento e manutenção preventiva. Além disso, a parceria com o fabricante certo garante o máximo desempenho e confiabilidade do equipamento nos próximos anos.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL