Dicas de manutenção preventiva para retroescavadeiras

03 October 2022

Escrito por Copnexpo Con/Agg

A manutenção preventiva “é um termo muito amplo”, afirma George MacIntyre, Gerente de Produto do expositor CASE Construction Equipment da CONEXPO-CON/AGG. “Pode ser tão formal quanto a prática crítica de realizar serviços regulares, conforme prescrito pelo fabricante da máquina, durante toda a vida útil da máquina. Ou pode ser tão simples quanto a inspeção diária da máquina no início e no final de cada dia para identificar possíveis problemas que possam impedir uma operação segura e eficiente.”

Case SV Series backhoe loader

A manutenção preventiva é a manutenção de rotina/programada de máquinas feita “para mantê-las funcionando de forma confiável e evitar paralisações prematuras e não planejadas”, acrescenta David Young, especialista em aplicações de produtos da Caterpillar.

Independentemente do tipo de programa de manutenção preventiva ou máquina, o resultado desejado é maior segurança e menos tempo de inatividade, além da prevenção de custos desnecessários, afirma Ryan Anderson, Gerente de Produto da New Holland Construction.

“Para manter seu equipamento funcionando em níveis máximos, é fundamental que a manutenção seja priorizada de acordo”, enfatiza Justin Steger, Gerente de Marketing de Soluções da John Deere Construction & Forestry. “Embora seja essencial entender como operar sua máquina, é igualmente, se não mais importante, entender como manter cada máquina para prolongar a vida útil do equipamento e melhorar seu valor de revenda. O cumprimento do cronograma de manutenção do OEM permite que os empreiteiros prevejam os custos de propriedade e operação com mais precisão e corrijam os custos de manutenção. Ignorar a manutenção da máquina aumentará o custo operacional.”

QUANDO AGENDAR A MANUTENÇÃO PREVENTIVA

É imperativo ter cronogramas de manutenção preventiva para retroescavadeiras para mantê-los bem conservados. Quando as peças são verificadas regularmente, os problemas podem ser identificados e programados para serem corrigidos antes que resultem em reparos inesperados, tempo de inatividade e custos.

TIPOS DE MANUTENÇÃO PREVENTIVA

A manutenção preventiva da retroescavadeira pode ser baseada em muitos parâmetros, como calendário, tempo de execução e preditiva.

• Baseado em calendário incluiria coisas na lista de verificação “diária” ou “semanal”, observa Caterpillar’s ​​Young. Alguns desses itens também podem ser gerenciados por uma abordagem baseada em horas. Como “diariamente ou a cada 10 horas” e “semanal ou a cada 50 horas”. Exemplos disso incluem lubrificação de juntas, verificação do filtro de ar, verificações do nível de fluido, pressão dos pneus, drenagem do reservatório de água no combustível, etc.

• A manutenção baseada em tempo de execução geralmente é mais do que simplesmente verificar e fazer um trabalho rápido, se necessário, explica ele. Isso incluiria trabalhos de serviço mais envolvidos, como troca de óleo e filtro do motor, troca de filtro e óleo de transmissão, troca de filtro de combustível e troca de óleo e filtro do sistema hidráulico. Também inclui amostragem de óleo de componentes críticos, como motor, transmissões e sistemas hidráulicos. A manutenção preventiva baseada em tempo de execução deve ser seguida conforme apresentado no manual do operador da máquina, aconselha MacIntyre da CASE. “Uma vez que cada máquina e fabricante são diferentes, nunca se deve presumir que é maçã com maçã de máquina para máquina. Então, com base no trabalho, existem algumas formas de manutenção que não são apenas prescritas com base no tempo.

• A manutenção preditiva consiste em seguir uma rotina de amostragem de óleo com o revendedor OEM da retroescavadeira, acrescenta Young. Faça isso conforme necessário para estabelecer uma tendência sobre como as peças de um componente principal estão se desgastando.

“Se um determinado elemento está pulando alto na contagem de partículas, pode muito bem indicar que uma certa parte dentro de um grande componente está se desgastando e isso pode ser consertado antes de uma grande falha que poderia danificar mais peças dentro de um componente ou destruir todo o componente. próprio componente”.

FAÇA A MANUTENÇÃO DE REGISTROS UMA PRIORIDADE DE MANUTENÇÃO

Uma boa manutenção de registros e documentação adequada são aspectos essenciais da manutenção de retroescavadeiras, uma filosofia compartilhada por cada OEM de retroescavadeira.

“Isso ajuda a garantir que todas as atividades de manutenção preventiva sejam realizadas dentro do prazo previsto e que a máquina continue a funcionar conforme o esperado”, diz MacIntyre da CASE. “A telemática torna isso mais fácil do que nunca, alertando os gerentes de frota sobre quando os intervalos de serviço estão se aproximando e ajudando a simplificar a manutenção de registros e a comprovação de que as atividades de manutenção preventiva foram realizadas conforme o planejado e dentro do cronograma.”

Além disso, acrescenta Young, da Caterpillar, a manutenção de registros e a documentação “garantem que a manutenção preventiva seja feita no prazo, o que é especialmente importante para sistemas críticos como motor, transmissão e sistema hidráulico. Ele também auxilia na previsão de problemas de máquina que estão se desenvolvendo. Por exemplo, quando as amostras de óleo são feitas conforme necessário, isso pode ajudar a determinar se um problema está vindo com um componente.”

A manutenção de registros e a documentação podem ajudar a dar suporte aos reparos relacionados à garantia; ele aponta. Também é muito valioso na hora de vender ou trocar uma máquina, pois agrega valor.

LEIA O MANUAL, ADESIVOS E ETIQUETAS DE ADVERTÊNCIA

Os fabricantes de retroescavadeiras recomendam que o pessoal de manutenção sempre consulte o manual do proprietário da retroescavadeira para se familiarizar com todos os procedimentos e intervalos de manutenção recomendados pelo fabricante. “Todas as informações para realizar a manutenção corretamente estão localizadas no manual”, diz Steger, da Deere.

Anderson, da New Holland, acrescenta: “Os fabricantes projetaram e projetaram essas máquinas para funcionar e receber manutenção. O manual do proprietário fornece uma lista de verificação básica e identifica a localização dos pontos de serviço na máquina.”

COMEÇA COM O OPERADOR DA RETROESCAVADORA

Os fabricantes de retroescavadeiras concordam que uma boa manutenção preventiva começa com o operador da retroescavadeira realizando uma inspeção de toda a máquina antes de colocá-la em funcionamento.

“O operador deve conhecer totalmente essa máquina específica para entender o que verificar e, mais importante, ser capaz de identificar quando algo não parece certo ou pode precisar de atenção com base na inspeção”, diz Young da Caterpillar. “Além disso, trata-se de ter e entender o cronograma de intervalo de manutenção para sua máquina e seguir esse cronograma o mais próximo possível. Os revendedores Cat podem ajudar fornecendo documentos que ajudam a rastrear e entender os itens de manutenção.

MacIntyre, da CASE, diz que a inspeção é tão importante que a empresa fez sessões educacionais inteiras sobre o assunto, veja North America: The Daily Equipment Walkaround, e escreveu extensivamente sobre isso; O Passeio do Equipamento.

A telemática é outro local – além da máquina – que informará os proprietários e operadores sobre códigos de erro ou sobre leituras de sensores que estejam fora da faixa normal, observa MacIntyre. O acesso a dados telemáticos também pode ser compartilhado com revendedores e fabricantes para fornecer uma segunda visão sobre o desempenho do equipamento.

NÃO PULE AS CAMINHADAS DIÁRIAS

Toda vez que uma inspeção é feita, o operador deve começar no mesmo ponto e completar a inspeção ao redor da máquina terminando por onde começou, recomenda. Essa rotina torna mais fácil identificar o que é normal versus anormal e garante que nada seja perdido.

Ao realizar o passeio, inspecione visualmente a aparência da máquina e procure danos, verifique os níveis de fluido e procure vazamentos e observe atentamente os itens desgastados que podem impedir que a máquina faça seu trabalho com eficiência, aconselha Steger. Os principais pontos de inspeção variam entre as formas da máquina, mas o conceito é o mesmo.

O Anderson da New Holland fornece a lista de verificação abaixo para a inspeção típica de retroescavadeira:

  • Verifique todas as pressões dos pneus.
  • Verifique todos os níveis de fluido, incluindo óleo do motor, óleo hidráulico, combustível e líquido de arrefecimento.
  • Verifique todos os filtros, incluindo entrada de ar e filtro da cabine.
  • Inspecione todos os componentes estruturais, como braços da carregadeira, quanto a fraturas por estresse ou falhas na soldagem.
  • Certifique-se de que as portas da cabine e o cinto de segurança estejam em boas condições de funcionamento.

Além disso, é importante que todos os operadores verifiquem se os recursos de segurança da retroescavadeira estão funcionando antes da operação e se todos os controles estão claramente identificados.

TAREFAS DE FIM DO DIA DE TRABALHO

É crucial que os operadores de retroescavadeiras também realizem uma caminhada ao final do dia de trabalho”, enfatiza Anderson da New Holland, “porque a condição da máquina no início do dia geralmente não é a mesma que no final do dia. . Podem ter ocorrido danos na máquina, os níveis de fluido podem ter mudado e outras peças da máquina podem ter desgaste e fadiga adicionais.

“No final do dia, os operadores também devem certificar-se de que a ferramenta de trabalho, como os dentes da caçamba, esteja intacta e não cega”, acrescenta Steger, da John Deere. “Para implementos auxiliares, certifique-se de que as pressões e fluxos estejam ajustados corretamente para evitar danos ao implemento ou à máquina.”

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL