Dia Internacional contra a mudança climática

03 November 2022

Escrito por Javier Uribe, engenheiro de projetos em modelagem de recursos hídricos, Arcadis Chile.

O clima de nosso planeta está mudando e, em graus variados, todos nós que o habitamos já experimentamos as conseqüências dessas transformações de uma forma ou de outra. Embora esta evolução tenha sido sempre dinâmica, com ciclos naturais de aquecimento e resfriamento, levou milhares de anos para que estas mudanças acontecessem.

Hoje o quadro é diferente e devido à influência da atividade humana, especialmente desde a Revolução Industrial, o aumento da temperatura global se acelerou, tornando-se uma grande ameaça para a sobrevivência de todas as espécies. Seus impactos são transversais e suas conseqüências incomensuráveis. Já no passado, este fenômeno nos levou a presenciar extinções em massa, acidificação dos oceanos, grandes migrações, derretimento de postes e geleiras, alteração do ciclo natural da água e um longo etc. Portanto, é difícil estimar quais serão as conseqüências da aceleração que já geramos e a aceleração que iremos gerar.

Neste contexto, a recente publicação no Diário Oficial da Lei-Quadro da Mudança Climática apresenta os objetivos que, como Estado, foram assumidos para enfrentar esta crise. Este documento propõe avançar para um desenvolvimento com baixas emissões de gases de efeito estufa até alcançar e manter a neutralidade das emissões de gases de efeito estufa até 2050, adaptando-se à mudança climática, reduzindo a vulnerabilidade e aumentando a resistência aos seus efeitos adversos, e cumprindo os compromissos internacionais assumidos nesta área.

Javier Uribe, de Arcadis Chile Javier Uribe, da Arcadis Chile. (Foto: Arcadis)

Assim, enquanto por um lado estabelece objetivos com metas concretas para a redução das fontes de emissão de gases de efeito estufa, por outro, propõe a necessidade de criar estratégias e tomar medidas para se adaptar ao novo clima.

As ações que procuram reduzir as fontes de emissão desses gases são compromissos internacionais que o Estado assumiu com o objetivo de reverter as conseqüências da atividade humana sobre o clima, no entendimento de que os impactos do Chile são marginais em comparação com os das potências mundiais. Entretanto, os planos de adaptação são estratégias locais que, no conhecimento das projeções climáticas e suas incertezas, a vulnerabilidade dos sistemas sociais e ecossistemas às variações climáticas, e as exigências futuras, procuram reduzir as lacunas identificadas, moderar os danos potenciais e tirar proveito dos efeitos positivos.

São estas últimas ações que requerem implementação urgente para proporcionar mais certeza do que dúvidas sobre o futuro do planeta no qual nossos filhos e o resto das espécies viverão. Avise-os que a hora de vir, mesmo com algum grau de incerteza, está sendo constantemente monitorada para recebê-los nas condições que merecem para um desenvolvimento integral, por exemplo, com acesso garantido à água (de qualidade), independentemente de onde você escolher morar. Assumamos hoje um compromisso com eles, para que o futuro que lhes transmitimos seja um futuro preparado para os desafios que virão. Já temos o diagnóstico; é hora de concretizar nossa adaptação ao novo clima.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL