DEWALT: Inovação que impulsiona

By Luciana Guimaraes05 September 2023

Ouça este artigo

As ferramentas desenvolvidas pela DEWALT carregam especificações superiores para que possam garantir e entregar os mais altos níveis de produtividade e eficiência.

Bateria PowerStack em Utilizacao. Foto: Dewalt

Desde 1923 até os dias de hoje, a DEWALT continua desenhando soluções e ferramentas inovadoras para profissionais e indústrias, além de acessórios e serviços.

Um dos destaques das suas ferramentas é a leveza e força dos seus produtos. A marca desenvolve suas ferramentas pensando no conforto e facilidade de manuseio e garante segurança para as condições mais pesadas encontradas nas obras.

A CLA conversou com Daniel Romano (Gerente de Marketing Professional Power Tools - DEWALT) sobre perspectivas e inovações do mercado.

1 - A DEWALT é famosa por oferecer benefícios como tamanho compacto e grande potência. Fale um pouco mais sobre a marca...

A linha de Ferramentas Elétricas DEWALT é mundialmente conhecida pelos seus mais altos padrões de qualidade e rendimento. São produtos construídos com alto grau de inovação e baseados nas principais necessidades dos usuários profissionais e industriais.

A marca realiza um trabalho de investigação de campo bastante robusto, em que o time de engenharia da DEWALT busca entender as principais dores dos usuários e, a partir disso, desenvolve soluções que atendem e superam suas expectativas. Uma dessas soluções é aliar o que há de mais moderno hoje em dia nas tecnologias de baterias de lithium e de motores elétricos sem escovas de carvão, que permitem a construção de produtos cada vez mais compactos e com grande potência.

Hoje podemos dizer que ferramentas a bateria possuem uma performance igual ou superior aos produtos com fio ou mesmo aos produtos movidos a gasolina, como ferramentas de maior porte nos segmentos de construção, jardim e outros.

2 - A bateria Powerstack™ é intitulada como a mais potente do mercado, sendo recomendada para a utilização em ferramentas sem fio. Qual é o diferencial dessa bateria em relação a outras disponíveis no mercado, por que ela é a mais potente e como ela auxilia os trabalhadores?

A bateria Powestack tem na construção de sua composição interna a sua principal inovação. É formada por células planas sobrepostas, diferentemente das células cilíndricas das baterias convencionais, o que permite um fluxo de energia entre as células com menor impedância, menor perda de energia, maior dissipação de calor e, consequentemente, entrega mais potência para a ferramenta. Isso significa que uma ferramenta com a bateria Powerstack entrega maior watts-out e, como consequência, maior performance e rendimento nas aplicações. Dessa forma, a ferramenta irá perfurar, parafusar, serrar ou cortar muito mais rápido e por muito mais tempo do que sua similar que utilize uma bateria convencional.

3 - Podemos enumerar como um dos principais atrativos as baterias de alta duração? E quais as vantagens de se investir em ferramentas sem fio?

O tema de duração da bateria é sempre alvo de bastante dúvida por parte dos usuários. Há muitos fatores que afetam a duração da bateria, mas o que é importante dizer aqui é que a DEWALT busca inovar com baterias que sustentem a mesma capacidade durante o uso - ou seja, a mesma entrega de energia ao longo do tempo em que estiver sendo usada, sem perder a potência. Esse é o diferencial que a marca busca comunicar aos usuários.

Obviamente, baterias de maior capacidade, com maior amperagem, duram muito mais, mas durar mais não significa que mantenham o fluxo de carga de energia constante durante todo o tempo.

Foto: Dewalt

As vantagens de se investir em ferramentas sem fio são inúmeras. Além da praticidade, ergonomia e segurança, as ferramentas sem fio permitem um trabalho mais eficiente e mais rápido, o que ao final do dia significa dinheiro na mão do profissional ou da empresa que está executando um determinado serviço. Poder fazer mais em menos tempo, tendo maior produtividade, é a principal vantagem de ferramentas portáteis a bateria.

4 - Seus equipamentos contam ainda com sistema E-Clutch®, tecnologia que permite detectar o movimento involuntário da ferramenta e desligá-la se for necessário. Explique melhor essa tecnologia.

Esse sistema é também conhecido como embreagem eletrônica de segurança, ou seja, é um mecanismo que desarma a ferramenta quando ela sofre algum travamento durante a operação, evitando assim que o usuário se machuque. É mais um bom exemplo de inovação que a DEWALT desenvolveu durante suas investigações de campo com os profissionais. Essa tecnologia vem evoluindo constantemente, e hoje em dia os sensores são mais precisos e já detectam qualquer movimentação abrupta muito tempo antes de realmente ocorrer, o que eleva ainda mais o grau de segurança para o usuário.

5 - A marca disponibiliza em seu portfólio mais de trezentos produtos. Quais seriam hoje os carros-chefes de vendas?

Sim, são mais de 300 modelos nas plataformas de 12V, 20V e 60V. As principais categorias que hoje possuem uma participação forte nas vendas são: furadeiras e parafusadeiras, esmerilhadeiras, marteletes, torres e sistemas de iluminação, lixadeiras, chaves e parafusadeiras de impacto, serras, sopradores e outros.

6 - Houve uma mudança no mercado nos últimos anos?

Sim, evidente que sim. O mercado vem gradualmente migrando para ferramentas a bateria, e a evolução dessa tecnologia vem permitindo o uso cada vez mais frequente de produtos além do trivial “furadeira e parafusadeira” para categorias que antes não eram tão comuns, como esmerilhadeiras, martelos e marteletes, chaves de impacto, serras, lixadeiras e muitos outros. Hoje a diversificação para outros modelos e aplicações é uma realidade sem volta.

Foto: Dewalt

Além disso, a DEWALT tem concentrado esforços em desenvolver baterias cada vez mais compactas e potentes, permitindo o uso em produtos muito mais robustos, como demolidores de concreto, ferramentas para jardinagem profissional, nivelação a laser, ferramentas especializadas para mercados de mecânica, elétrica e encanamento, entre outros. Hoje uma fatia muito importante das vendas vem da linha a bateria, que, em mercados mais desenvolvidos, já representa mais de 95% das vendas.

7 - Este ano, a DEWALT, uma das maiores fabricantes de ferramentas do mundo, celebra seu aniversário de 28 anos de atividades no Brasil. Houve períodos mais difíceis nessa consolidação?

Na verdade, em 2024 a marca DEWALT completa 100 anos no mundo, desde a primeira Serra Radial Elétrica fabricada pelo Sr. Raymond Dewalt. Na década de 50, a marca foi incorporada ao grupo Black&Decker e, desde então, tem se tornado a cada ano umas das marcas mais desejadas entre os usuários profissionais e industriais.

No Brasil, sim, completamos 28 anos agora em 2023, numa trajetória marcada por muitos desafios e também por muitas conquistas. Com um trabalho dedicado junto aos clientes e principalmente junto aos usuários, a DEWALT conseguiu conquistar um espaço de destaque no mercado, sendo considerada hoje em dia por muitos uma marca desejada, sinônimo de tecnologia e alta performance.

Obviamente que num mercado como o nosso sempre há períodos difíceis e de incertezas, mas a marca, sempre mantendo o compromisso com seus clientes, se mostrou resiliente ao longo dessas quase 3 décadas, se adaptando à realidade do mercado com um time de profissionais sempre atentos às principais tendências e movimentações dos parceiros comerciais e usuários finais.

8 - Os famosos kits completos de parafusadeiras atendem desde o grande empresário até aquele que está começando?

Daniel Romano. Foto: Dewalt

Normalmente os kits completos de parafusadeiras e furadeiras com acessórios e ferramentas manuais, ou com outras ferramentas, que vêm em maletas especiais e bastante atrativas, agradam a todos os públicos. São conjuntos versáteis que trazem num pacote só muitas soluções que podem atender tanto um consumidor que está começando a mexer com ferramentas, como profissionais que buscam praticidade no seu dia a dia de trabalho.

9 - Fora isso, vocês oferecem 3 anos de garantia, 1 ano de manutenção e 90 dias de satisfação. Pode discorrer sobre essa vantagem?

A DEWALT possui o melhor programa de garantia do mercado profissional e industrial. Oferecemos 3 anos de garantia sem complicações em toda a linha, e não apenas em alguns modelos, diferentemente de alguns de nossos concorrentes, que oferecem garantias distintas, mostrando claramente que alguns produtos dentro de uma mesma marca, supostamente profissional, não são produtos tão profissionais, por assim dizer.

Além disso, temos nosso programa que oferece 1 ano de manutenção gratuita para qualquer equipamento, aumentando a vida útil. E temos ainda 90 dias de satisfação, caso o usuário tenha algum problema com seu produto nesse período por defeito de fabricação. Por essas e outras, a DEWALT é reconhecida por ter o melhor e mais completo programa de garantia do mercado.

10- Podemos prever mais lançamentos esse ano?

Sim, temos muitos lançamentos programados ainda para 2023 e um pipeline de novidades robusto para 2024, com opções bem interessantes para as mais diversas aplicações. Teremos novidades na área de ferramentas para construção, metalmecânica, instalações elétricas, montagens industriais e outros.

Estamos falando de mais de 50 lançamentos, muitas inovações e algumas renovações de produtos atuais. A marca DEWALT é bastante reconhecida por trazer novidades constantemente para o mercado, e nosso objetivo é aumentar esse ritmo de inovação.

11 - Como a Dewalt se prepara para o futuro?

Como toda empresa e marca de vanguarda, a DEWALT não apenas se prepara para o futuro como quer fazer parte da construção desse futuro. O futuro das ferramentas para construção está na ELETRIFICAÇÃO, e as novas baterias que estamos desenvolvendo nos permitirão lançar soluções realmente disruptivas dentro do segmento de máquinas e ferramentas para Construção.

Há muita oportunidade de melhorar a qualidade, a praticidade e o rendimento do trabalho dos profissionais da construção e da indústria no geral, e a DEWALT quer contribuir fortemente para essa consolidação da transição de mercados tradicionais movidos a gasolina e elétricos com fio para produtos a bateria, com desempenho superior e mais eficiente.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristián.peters@khl.com
Simon Kelly Gerente de vendasr Tel: 44 (0) 1892 786223< E-mail: simon.kelly@khl.com
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL