A Engineered Rigging trabalhou em um dos maiores projetos de construção do Chile, projetando uma solução para o desmantelamento de um guindaste de construção de grande escala dentro de um túnel.

Localização central

A hidrelétrica Alto Maipo está sendo construída em San José de Maipo, uma área estrategicamente localizada 50 quilômetros a sudeste de Santiago, o centro da rede elétrica do Chile, onde vivem sete milhões de pessoas.

Com 44% dos habitantes do país morando em Santiago, Alto Maipo será uma importante fonte de energia para a cidade e seu entorno. Quando concluída, a instalação terá capacidade de 530 MW e deverá gerar cerca de 2.350 gigawatts-hora de eletricidade por ano.

A construção da hidrelétrica começou em 2013 e está prevista para ser concluída até o final de 2021. O projeto inclui a construção de duas usinas, Alfalfal II (264 MW) e Las Lajas (267 MW), túneis, quatro sifões invertidos , dois forebays e instalações associadas, bem como 31 quilômetros de novas estradas de acesso, quatro novas pontes e 17 km de linhas de transmissão elétrica de 110/220 quilovolts (kV).

O investimento total do projeto é de US $ 3.000 milhões.

Túneis e poços

O grupo europeu de construção Strabag, com sede em Viena, obteve a primeira empreitada parcial para a construção de 74 quilómetros de túneis e poços, bem como de grutas, escavações, obras civis e instalação de estruturas hidromecânicas.

Como a construção de um dos túneis da fábrica de Alfalfal II estava quase concluída, a Strabag precisou desmontar e remover uma ponte rolante de construção que pesava 80 toneladas, 8 metros de altura e 9 metros de comprimento.

Dado o enorme tamanho do guindaste e o espaço restrito para manobra dentro do túnel, a Engineered Rigging foi consultada para uma solução. Seus especialistas em levantamento de peso recomendaram o Sistema de pórtico hidráulico Enerpac Super Boom Lift SBL500.

Com uma altura retraída de pouco mais de 3 metros, o pórtico se encaixa facilmente sob o guindaste. Em seu “terceiro estágio” de altura de mais de 8,5 metros, o pórtico foi capaz de atingir a altura total do guindaste.

Com uma capacidade de 337 toneladas em sua altura máxima, o SBL500 apoiou com segurança o guindaste de 80 toneladas enquanto as pernas do guindaste eram removidas. O guindaste foi então baixado e retirado do túnel do pórtico com uma carroça.

A carruagem do pórtico permite que o guindaste se mova 23 metros através do túnel até a saída. Uma vez fora do túnel, o guindaste foi desmontado com segurança no nível do solo.

Planejamento

Três semanas de planejamento foram mais do que suficientes para coordenar o projeto, que incluiu o estudo da área de trabalho, a logística para o transporte dos equipamentos pesados ​​e os exames médicos para que o pessoal técnico fosse credenciado e autorizado a trabalhar no projeto. . Cinco especialistas em levantamento de peso concluíram a montagem, supervisão, execução e desmontagem da plataforma SBL500.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL