Design e planejamento: IA na construção

Coluna de Juan Pablo Palacios, vice-presidente de vendas da Oracle América Latina

Em um setor que pode ser afetado por uma estagnação no crescimento, bem como em seus investimentos, há um ator que, embora já seja familiar para nós, sua aplicação ainda pode ser interpretada como incipiente no setor de construção: a inteligência artificial. Falamos muito sobre aprendizado de máquina ou inteligência artificial generativa, mas ainda não ampliamos a discussão para sua aplicação mais específica, as garantias que ela pode oferecer, sua eficiência para a produtividade e seu uso como ferramenta (leia-se bem, um meio e não um fim) para complementar os recursos humanos.

Juan pablo Palacios Juan Pablo Palacios. (Foto: Oracle)

A Câmara Chilena da Construção (CChC) já informou um 2023 de baixos resultados, em que o investimento caiu 4%, com um otimismo que não aumentaria as expectativas para este ano que acaba de começar; no entanto, espera-se que o investimento público e privado possa aumentar, especialmente em infraestrutura, e que, logicamente, isso implique uma redução dessa lacuna de queda.

A questão, então, é que, diante desse cenário, como podemos tirar mais proveito da tecnologia? Um primeiro passo é incorporar a inteligência artificial em todo o ciclo de vida do projeto e/ou da construção em questão. A automação, ou seja, um processo bem azeitado de planejamento, projeto e posterior execução, pode economizar tempo e chegar a soluções ou alternativas com muito mais eficiência. Em outras palavras, ela nos leva a executar, às vezes com melhores resultados, de forma mais eficaz e segura, observando um aumento perceptível na proteção da produtividade dos trabalhadores ou das pessoas envolvidas no projeto.

Sabemos também que a transição para essa tecnologia pode gerar dúvidas. E uma migração para o uso da inteligência artificial implica a adoção de medidas preventivas contra várias ameaças que possam surgir, especificamente em termos de proteção de dados, em que o padrão e a resiliência devem ser ainda maiores.

Outro aspecto a ser considerado é uma plataforma unificada que permita o gerenciamento eficiente das operações, que é onde a oferta de várias nuvens pode ganhar força. Atualmente, as empresas precisam dessa interoperabilidade e de uma carga de trabalho que gere coesão em todas as atividades e áreas da empresa, bem como no setor de construção, para modernizar suas operações.

Embora o mundo também esteja esperando um aumento na construção industrial este ano, é necessário encontrar soluções para qualquer escassez de mão de obra que possa surgir, tanto na construção em si quanto no desenvolvimento e planejamento de projetos. Consequentemente, é sábio e adaptável tirar proveito dos recursos que a tecnologia está oferecendo.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL