Desenvolvimento e estratégia longínquas

Ricardo Alouche, vicepresidente de ventas, marketing y postventa de Volkswagen Caminhões e Ônibus. Ricardo Alouche, Vice-Presidente de Vendas, Marketing e Pós-venda da Volkswagen Caminhões e Ônibus. (Foto: Volkswagen)

A ANFAVEA (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores) confirmou a liderança brasileira em vendas de caminhões em 2021 para a Volkswagen Caminhões e Ônibus.

Foram licenciados 37.462 caminhões VW, com um crescimento de 46,4% em relação ao ano anterior, e uma participação no mercado de 29,1%.

A CLA conversou com Ricardo Alouche, Vice-Presidente de Vendas, MKT e pós-vendas da Volkswagen Caminhões e Ônibus sobre os números positivos da empresa e o sucesso de 2021.

O ano começou muito bem para a empresa. A Volkswagen Caminhões e Ônibus fechou 2021 com um saldo bastante favorável em sua balança internacional: a empresa exportou quase 80% mais do que o volume executado no ano anterior. Em anos tão herméticos, pode-se comemorar?

Encerramos 2021 muito felizes por várias conquistas. Superamos os problemas de cadeia produtiva em função da pandemia e encontramos caminhos conjuntos, para assim equacionar o equilíbrio entre demanda e oferta. Somos líderes do mercado brasileiro e chegamos ao expressivo número de praticamente um quarto de todo mercado de exportação de ônibus e caminhões do Brasil sendo da marca Volkswagen.

Recentemente vocês divulgaram um plano de internacionalização, onde a empresa agora conta com um importador oficial na Ásia. Como se dará isso?

Esse símbolo do novo importador da Filipinas é outro marco da empresa que possui uma presença já muito marcante na América Latina e exportamos mais e mais para países da África, e agora, ainda dentro do ambiente de pandemia, equalizamos nossa logística. O mercado das Filipinas que é relativamente restrito, portanto, é uma referência produzimos aqui no Brasil esse veículo, enviarmos as peças para o país e nosso importador montando lá para atender ao setor existente. Esse é mais um exemplo desse processo de internacionalização e de nossa expansão que rompe fronteiras. A marca de Caminhões e Ônibus caminha para deixar nossa brand tão representativa quanto o grupo em si.

A força do agronegócio também vem chamando a atenção de vocês, certo? Tanto que foi inaugurada primeira filial em Santa Rosa, no Rio Grande do Sul para esse público...

Sempre fomos muito antenados a atender aos diversos segmentos do mercado brasileiro. Soluções específicas para cada um e temos desta forma um contato muito próximo com nossos clientes, potencializado por nossa rede de concessionários. No agronegócio, observamos seu crescimento como um dos principais nichos de mercado do nosso país, e uma linha completa destinada a ele, elaborada com conversa e ensinamentos, foi natural. Nossa linha de extrapesados lançada em setembro de 2019 com os exemplares Meteor e Constellation vem desenhando sua trajetória de sucesso no agronegócio e a filial de Santa Rosa é mais um exemplo disso, com atendimento diferenciado, treinamento de fábrica e uma filosofia que nos moveu dentro do conceito de até onde o cliente nos necessita. Temos a intenção e planejamento de outras unidades direcionadas. Nossa rede talvez seja hoje a mais completa e treinada com 150 pontos de atendimento, com auxilio e apoio para mais de 5000 municípios do Brasil. E com desenvolvimento de novas regiões produtoras e distribuidoras, passamos por adequações e certamente em modo contínuo vamos a essas conveniências.

Los modelos de la familia Delivery están entre los favoritos de VWCO en el extranjero. Os modelos da família Delivery estão entre os favoritos da VWCO no exterior. (Foto: Volkswagen)

Os modelos da família Delivery ficaram entre os favoritos da VWCO no exterior. Os três modelos mais comercializados da marca são do portfólio de leves e semileves. Haverá mais investimentos e lançamentos nessas linhas? Quais?

Já havíamos alcançado a hegemonia em leves e semileves com a linha Delivery antiga. E, 2017 lançamos uma nova linha remodelada, desenvolvemos novidades observado as preferencias anteriores com sugestões dos próprios clientes para melhora intrínseca e aprimoramento. Temos a linha mais moderna e completa, absolutamente atual que se prepara para durar e atuar nos próximos 20 anos, com modernidade e aperfeiçoamento. Não só no Brasil como em todos os mercados que atuamos. E para arrematar lançamos no ano passado o ‘e-Delivery’, 100% desenvolvido e produzido aqui. Toda essa linha receberá ainda mais empenho e certamente teremos sim mais lançamentos.

Uma das novidades anunciadas por vocês é a plataforma RIO, onde os clientes podem ter um incremento superior a 15% na rentabilidade de seus veículos. Como funciona?

O Rio é novo tendencia do segmento para os próximos anos. Economia do frotista, economia para o meio ambiente, em emissões e cuidados como um todo. Conecta todas as possibilidades e é realidade para toda nossa linha, tanto para os leves quanto para os mais robustos. Funciona como um celular, uma caixinha, que monitora toda performance do produto e do motorista. Há um levantamento de dados e gerenciamento da gama de informações disponibilizadas com resultados e estudo de execução. Gera relatórios e soluções sob medida para o nosso cliente, e com isso não vendemos somente o caminhão e sim o pacote ampliado com serviço de última geração e tecnologia.

Podemos dizer, sem medo, que os dois últimos anos foram de muita diligência para as empresas brasileiras. Mas apesar disso, A Volkswagen Caminhões e Ônibus foi nomeada a “Marca do Ano em Caminhões” pelo Prêmio Lótus 2022. Como a empresa tem feito para debelar os inúmeros problemas advindos da Covid?

Estando próximos do nosso cliente, escutando e salientando suas demandas. No início havia dúvidas se o mundo pararia, sobre negócios e empresas fechando. Nós procuramos auxiliar esse cliente para que o caminhão permanentemente funcionasse, e ele não se sentisse sozinho e sim amparado nesse momento tão delicado. Geramos assim, serviços e atendimentos envoltos em primor e muita dedicação, e melhor que o prêmio em si, é o reconhecimento do cliente com nossa marca, e isso que nos enaltece e enleva.

Mais da metade das rodovias complicam a vida do caminhoneiro, e problemas vão desde pavimentação, sinalização ou de geometria. A Volvo, ciente dessas questões, possui equipamentos cada vez mais preparados, como o VW Constellation 41.460. Como funciona esse desenvolvimento?

Lançamos o Constellation 33.460, um genuíno fora de estrada, para transporte de diversos produtos e um cliente nos respondeu que era um produto perfeito para mineração. Mais que rapidamente em parceria com o BMB, usamos a base do cavalo mecânico e desenvolvemos um veículo plataforma 8x4, robusto, forte e eficiente para o tipo de operação que carecia. É mais um motivo de orgulho, pois em tempo recorde, fomos capazes de dilatar e desenvolver mais um produto de primazia.

Uno de los últimos lanzamientos de la empresa es el Constellation 41.460. Um dos últimos lançamentos da empresa é o Constellation 41.460. (Foto: Volkswagen)

Também na contramão da crise, a fábrica da Volkswagen Caminhões e Ônibus cresceu um total de trabalhadores em 25%. De que maneira isso foi possível?

Adaptamos nossa linha de produção com protocolos muito rígidos. Distanciamento, diminuição no volume de produção e paramos somente por 20 dias a fábrica de Resende e foi estratégica para readequar processos. Recomeçamos um volume de produção que foi subindo e o mercado hoje demanda significativamente mais e mais. E precisamos contratar mais mão de obra para atender todos os negócios que fechamos. Muito trabalho, respeito aos nossos funcionários e nossos clientes nos propiciaram essa ampliação.

Pra finalizar, quais são as tendências para o setor? Você vê com bons olhos os próximos anos e projeta uma retomada efetivamente forte da economia?

Somos otimistas e temos grandes planos para nosso mercado nacional e em exportações. Vejo maior produção, uma demanda crescente e estudos e aprimoramentos que se encaixem em novas legislações e um novo tipo de consumo. Vemos o setor muito aquecido nos próximos anos e encaramos com excelentes perspectivas. Por isso a Volkswagen continua apostando em nosso país certos de sua grandiosidade e potencial.

CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL