Demolição da Ponte Venecia, na Colômbia, emprega escavadeiras Link-Belt

A estrutura, ao sul de Bogotá, será substituída por uma nova ponte dupla, adequada ao tráfego misto. A obra integra um megaprojeto de restruturação viária, entre sete bairros da capital colombiana

Os equipamentos pertencem à Abecol Demoliciones y Construcciones S.A.S e foram comercializadas pelo distribuidor Partequipos.

Duas escavadeiras Link-Belt, uma 130X3E e uma 210X3E, estão alocadas em operações de demolição e movimentação de resíduos na Ponte Venecia, em Bogotá, capital colombiana. A primeira fase da demolição ocorreu entre os meses de abril e junho deste ano, a segunda já está em andamento e terminará em agosto.

A 130X3E e a 210X3E trabalham, de forma alternada, com rompedor hidráulico para quebra da estrutura de concreto e com a caçamba para movimentação de terra e de entulho. No processo de carregamento, o proprietário da Abecol, Nelson Gaona, estima que a 210X3E movimente diariamente cerca de 750 m³ de entulho, concreto, metais e terra. Ele ressalta que esse número pode ser maior, dependendo da disponibilidade de caminhões basculantes e do trajeto para descarregamento do rejeito.

A Abecol possui quatro modelos 130X3E, seis 210X3E, uma 240X2 e uma 300X3E, adquiridos entre 2019 e 2022, conforme o crescimento da demanda por serviços de demolição e construção civil no país. As demais escavadeiras pertencentes à empresa operam em obras em diversas regiões como Cartagena, Medellín, Cali e Barranquilla, Antioquia, Costa Caribe, Cundinamarca, na Colômbia.

A Ponte Venecia está localizada ao sul de Bogotá, ligando a Rodovia Sul com a Avenida Carrera 68, ao norte. Construída há mais de 40 anos, a estrutura não tem especificações técnicas necessárias para suportar o tráfego de veículos articulados e biarticulados do TransMilenio, sistema de transporte público metropolitano de veículo leve sobre pneus. Além disso, suas pistas não têm raios de curva adequados para esses ônibus.

A empresa escolheu as escavadeiras Link-Belt devido à reputação da marca como fabricante de equipamentos de construção, segundo Gaona. “Valorizamos a qualidade, durabilidade, desempenho, bem como a tecnologia avançada e o foco em segurança. Acreditamos que as escavadeiras da Link-Belt são a escolha certa para nossas necessidades na indústria de demolição e construção”, salientou Gaona.

Após a demolição, uma nova estrutura dupla substituirá a ponte, com faixas exclusivas para o TransMilenio e para tráfego misto, reorganizando o fluxo local de veículos leves e pesados. A construção da nova ponte deve ocorrer em quase quatro anos, com término previsto para fevereiro de 2026.

De acordo com o Instituto de Desenvolvimento Urbano (IDU) de Bogotá, o primeiro trecho está 20% concluído, com investimentos de $ 415,18 milhões de pesos colombianos, o equivalente a R$ 377, 43 milhões. A implementação dessa nova ponte faz parte de um megaprojeto de reestruturação viária, do bairro Venecia ao bairro La Floresta, abrangendo sete localidades.

Sediada em Bogotá, a Abecol é especializada em obras de demolição e construção civil. A empresa, fundada em 7 de março de 2002 por Nelson Gaona e Olga Zambrano, já alocou seus equipamentos em diferentes projetos, localizados em Bogotá, Cartagena, Medellín, Cali e Barranquilla e em diversas regiões do país, incluindo Antioquia, Costa Caribe e Cundinamarca.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL