Demanda recorde por cimento na Colômbia
By Fausto Oliveira30 September 2014
A produção de cimento e concreto na Colômbia está alcançando máximos históricos devido à crescente demanda dos setores de construção de moradia e de obras civis. Como resultado, as empresas cimenteiras abertas na Bolsa de Valores da Colômbia tiveram uma valorização de até 17,99% no último ano.
Números do Ministério da Moradia revelam que o PIB da indústria da construção no segundo trimestre de 2014 cresceu 10,2% em comparação com o mesmo período do ano passado. O aumento da demanda de grandes obras civis, que cresceram 17,6% nesse período, e da construção de novas residências, que cresceu 1,4%, foi determinante para o resultado.
Obviamente, a boa situação econômica do setor tem impactos sobre a produção de cimento e concreto. Até agora em 2014, o número de cimento produzido é 12,2% maior se comparado ao mesmo período do ano anterior, enquanto a produção de concreto cresceu no interanual 11,3%.
Um dado capaz de mostrar o saudável que está esse crescimento é que a maioria dos departamentos em que se divide o território do país participa de maneira muito parecida do aumento da demanda.
E ainda que as empresas produtoras de cimento e concreto estejam preparando aumento de sua capacidade (a Argos, principal do país, acaba de investir US$ 450 milhões na expansão de sua usina de produção em Sogamoso), a demanda deve aumentar mais nos próximos anos com o início das obras do programa de concessões rodoviárias de quarta geração, o famoso 4G.
BOLETIM
CONECTAR-SE COM A EQUIPE

