Danfoss inaugura o primeiro Centro de Tecnologia de Sustentabilidade da Ásia-Pacífico em Singapura

Localizado no Parque Empresarial Internacional, o Centro de Tecnologia de Sustentabilidade (CTS) servirá de porta de entrada para a introdução de soluções de descarbonização para todo o mundo bem como a programas de treinamento para empresas na Ásia-Pacífico, acelerando a adoção de tecnologias verdes na região.

O grupo multinacional dinamarquês de engenharia, Danfoss, lançou o primeiro Centro de Tecnologia de Sustentabilidade (CTS) da Ásia-Pacífico em Singapura no Centro Europeu Nórdico do Parque Empresarial Internacional.

Apoiado pelo Conselho de Desenvolvimento Econômico de Singapura, o CTS deve tornar-se uma porta de entrada privilegiada para a introdução de soluções globais de descarbonização, com vistas a reforçar os esforços de sustentabilidade da região por meio do desenvolvimento tecnológico e de parcerias estratégicas.

Como centro de desenvolvimento de competências, o Centro também ajudará a localizar soluções testadas e analisadas que a Danfoss tem a oferecer para a região da Ásia-Pacífico, capacitando parceiros locais com o conhecimento e as habilidades para a implementação eficaz de tecnologias sustentáveis.

O evento de lançamento foi agraciado por Tan Poh Hong, Embaixadora de Singapura na Dinamarca, a Sra. Birgit Dohmann Chang, Vice-diretora da Missão da Embaixada da Dinamarca, o Sr. Soh Wai Wah, diretor e CEO da Politécnica de Singapura, o Sr. Kim Fausing, presidente e CEO da Danfoss; juntamente com o Sr. Jan Schoemaker, presidente regional da Danfoss na Região Ásia-Pacífico; e Astrid Mozes, presidente de Regiões da Danfoss, comemorando o trabalho e o compromisso da Danfoss com as iniciativas ecologicamente corretas em todo o mundo. Mais de 80 parceiros, incluindo líderes empresariais, embaixadas governamentais, agências e instituições de ensino superior também estiveram presentes.

Intercâmbio de ideias e inovação

O CTS fará demonstrações em tempo real das soluções globais de descarbonização da Danfoss, onde os visitantes poderão testemunhar tecnologias inovadoras que sustentam alguns dos principais projetos de sustentabilidade de Singapura. Isso inclui a Electric Dream Ferry (“Balsa Elétrica dos Sonhos”) e a Torre Bay Keppel, o primeiro edifício comercial BCA Green Mark Platinum de energia zero em Singapura. Além de apresentar as novas soluções de eletrificação marítima da Danfoss, o CTS funcionará como um campo de treinamento, pré-testes e comissionamento para futuros empreendimentos que o adotem.

Quer ver mais sobre construção?
Inscrever-se para
Informe Construção

Kim Fausing, presidente e CEO da Danfoss, comentou sobre a inaguração do CTS:

“Hoje estamos diante de outro marco significativo para a Danfoss. O Centro de Tecnologia de Sustentabilidade será uma porta de entrada para a colaboração, parcerias, inovação, desenvolvimento e elevação de habilidades em soluções de sustentabilidade por meio de treinamentos e desenvolvimento de aplicativos. Ver é acreditar, e este centro servirá de plataforma para mostrar soluções de descarbonização em tempo real aos nossos clientes e parceiros. As iniciativas de sustentabilidade e a infraestrutura de Singapura o tornam um local privilegiado para impulsionar os esforços de descarbonização em toda a região e para fora dela. Pessoalmente, estou entusiasmado por testemunhar o Centro de Tecnologia de Sustentabilidade concretizando-se com êxito e acelerando a implementação de iniciativas de sustentabilidade em Singapura e na região mais ampla da Ásia-Pacífico. Ser parte da solução para criar um futuro melhor é o nosso propósito na Danfoss”.

Situada na localização central da Ásia-Pacífico, Singapura é facilmente acessível para vários clientes na região, tornando este CTS geograficamente estratégico para apoiar os diferentes objetivos de sustentabilidade nos países da Ásia-Pacífico. Além disso, este CTS é uma expansão do anterior Centro de treinamentos empresariais verdes, que foi lançado em 2020, e do Centro de desenvolvimento de aplicações de eletrificação marítima (CDA), que anteriormente estava alojado no escritório da Danfoss, em Singapura. Com um espaço maior, a empresa pode apresentar inovações mais eficientes em termos energéticos para várias megatendências.

Tecnologias que impulsionam uma mudança sustentável em todos os setores

Com especialização em edifícios, alimentos e bebidas, eletrificação terrestre e marítima e tecnologias verdes industriais, o CTS apresentará tecnologias para descarbonizar cidades e melhorar a eficiência energética em vários setores. Essas soluções visam desempenhar um papel fundamental no roteiro de Singapura com vistas a possibilitar a consecução de seus compromissos de sustentabilidade assumidos na COP28, bem como suas metas do Plano Verde de 2030. Seu método proprietário de refrigeração distrital economiza, por si só, até 50% de energia em comparação com os sistemas de refrigeração convencionais.

Os projetos anteriores da Danfoss em Singapura, como a Torre Bay Keppel modernizada, que valida mais de 45% de economia de energia, e sua primeira embarcação híbrida-elétrica paralela com unidade conectável para lançamentos rápidos alimentado pela Danfoss Editron – que economiza entre 10% e 20% em emissões em comparação com embarcações tradicionais, também serão destacados no CTS. Os trocadores de calor avançados, sensores e tecnologias de painéis de carregamento de corrente contínua (DC) da Danfoss que servem como base do projeto da balsa elétrica dos sonhos da Shell, o primeiro serviço de balsa totalmente elétrico de Singapura, também serão exibidos em tempo real.

Alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas e as metas de 30 por 30 de Singapura, a Danfoss busca resguardar a segurança alimentar e reduzir o consumo de energia de todos os parceiros de alimentos e bebidas em toda a região, com a introdução de suas tecnologias de agricultura vertical e câmaras frias de CO2. Ao aproveitar as propriedades termofísicas do CO2 e os ejetores de energia de expansão, essas tecnologias ajudam os refrigerantes a escalar em temperaturas mais altas, ao mesmo tempo em que aumentam a eficiência geral do sistema.

Estabelecendo parcerias com os olhos voltados para o futuro

O CTS também promoverá o desenvolvimento colaborativo de soluções sustentáveis inovadoras para setores tradicionais, como o da mineração, óleo de palma e da construção. O treinamento especializado para aproveitar a aplicação de tecnologias formará a base do CTS, pois ele atua em conjunto com parceiros locais e indústrias que estão movendo-se em direção a um futuro ambientalmente consciente.

A parceria entre a instituição e a Danfoss marca o início de um compromisso de longo prazo para o desenvolvimento de tecnologias de ponta que acelerarão os esforços de Singapura para a eficiência energética e a neutralidade de carbono.

A Danfoss também está tomando medidas ativas para apoiar a Politécnica de Singapura (PS) em seus esforços para tornar todo o campus educacional neutro em CO2 até 2030, enquanto Singapura se prepara para que, pelo menos uma em cada cinco instituições de ensino, atinja a neutralidade em carbono até 2030. O plano para a PS vem do modelo ProjectZero, com base na cidade de Sønderborg, na Dinamarca, que está encaminhando-se para ser neutra em CO2 em seu sistema de energia até 2029.

A Danfoss está unindo forças com o ProjectZero para auxiliar a politécnica com conhecimento, conceitos, modelos de implementação e soluções econômicas para descarbonizar o campus. Sendo a primeira e mais antiga politécnica de Singapura em 2023 a atingir a neutralidade de carbono em todo o campus, mais de 12.800 estudantes da PS se propuseram a contribuir para o objetivo. Alojado no CTS, o modelo ProjectZero também foi reconhecido pelo Fórum Econômico Mundial e pela ONU Habitat como um modelo de descarbonização “replicável, adaptável e escalável” para cidades em todo o mundo, reduzindo efetivamente os custos da transição verde em até 50%.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL