Dados definitivos sobre investimentos em infraestrutura na América Latina

By Fausto Oliveira01 September 2016

Infralatam

Infralatam

A Comissão Econômica para a América Latina (Cepal), o Banco de Desenvolvimento Latino-Americano (CAF), e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) lançaram um portal na internet para prover dados sobre os investimentos em infraestrutura na região.

O site Infralatam, em sua primeira etapa, compila dados de investimento entre os anos de 2008 e 2013 de 15 países latino-americanos. São eles: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, El Salvador, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru e Uruguai.

Na base de dados, podem se encontrar os dados financeiros de investimento para cada país em cada ano, agregados ou separados em quatro setores. Os dados desagregados revelam os investimentos nos setores de “Água, Irrigação e Inundações”, “Energia”, “Transporte” e “Telecomunicações”.

A base também apresenta, separado por ano e por país, quanto o setor público e o setor privado puseram na infraestrutura, além de apresentar a soma total para cada ano e país e sua porcentagem em relação ao PIB nacional de cada ano.

De acordo com as instituições, estes dados são apenas os primeiros a fazer parte da nova base, que deverá ser ampliada conforme se torne mais conhecida e usada na América Latina e no Caribe.

Os responsáveis pelo projeto afirmam que sua intenção é ajudar com o aumento e a qualificação dos investimentos em infraestrutura na América Latina. Através da medição e transparência dos dados de investimento, a Cepal, a CAF e o BID buscam que o setor fique mais bem preparado para apoiar o desenvolvimento dos países da região.

O site Infralatam pode ser acessado através deste link.

REVISTA
BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
Reportagens
Aplicando um gêmeo digital
Conectar o mundo físico e virtual para planejar, projetar, construir e operar projetos é o que esta tecnologia significa.
BIM: metodologia chave
Conectividade da Internet, aliada à capacidade cada vez maior de coleta e análise, junto à uma necessidade de multiplicar e impulsionar o empreendedorismo, trazem o BIM para o topo da cadeia de construção.
Os múltiplos benefícios e a validação das Construtechs
Elas estão se mostrando cada vez mais presentes na cadeia produtiva da construção e suas soluções tecnológicas estão fazendo a diferença e angariando adeptos.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristián.peters@khl.com
Matt Burk Gerente de vendasr Tel: +1 312 496 3314 E-mail: matt.burk@khl.com
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL