Dólar alto encarece a construção na Colômbia

By Fausto Oliveira17 September 2015

bogotá

bogotá

A forte alta do dólar na economia colombiana está fazendo com que as construções residenciais e comerciais tenham aumento de até 20% em seus custos. Isto é o que afirma a Câmara Colombiana da Construção (Camacol).

O efeito se deve a que um porcentual muito alto dos insumos para obras de edificação na Colômbia é importado. A proporção dos importados numa obra pode chegar a 25%. Entre eles, equipamentos como elevadores tiveram aumento de 19% em agosto comparado ao mesmo mês do ano passado. Equipamentos de ar condicionado e tanques registraram altas de 12% no mesmo mês.

Em média, os insumos importados em agosto tiveram alta de preços de 4% no país. De acordo com a Camacol, de um total de 99 grupos de materiais utilizados em obras, 34 estão considerados como de impacto significativo pela alta da moeda americana.

Segundo a associação, ainda que o orçamento das construções tenha que ser revisto, provavelmente o comprador não deverá sentir o efeito do aumento dos custos no preço final, ao menos não na mesma proporção. As construtoras deverão absorver parte do impacto com suas reservas.

Por sua vez, o governo deverá ajustar o programa de moradia social, que na Colômbia tem faixas sociais de acesso por gratuidade. De acordo com o governo, como as moradias sociais não podem subir seu preço, serão feitas casas de menor área.

REVISTA
BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
Reportagens
Movimento elétrico
Os tempos modernos trazem consigo inúmeras inovações. No artigo de Luciana Guimarães, a CLA revê algumas novidades sobre a terraplenagem.
Considerações sobre lança articulada
Orçamentos, tarefas específicas, detalhes técnicos são alguns dos aspectos a serem considerados na compra de uma plataforma
Acess M20: Para cima
Alguns podem considerar 2020 uma anomalia que dificilmente se repetirá. Quanto ao accessM20, também pode ser visto como um sinal dos tempos.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristián.peters@khl.com
Wil Holloway Gerente de vendasr Tel: +1 312 9292563 E-mail: wil.holloway@khl.com
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL