CZM: Vantagem competitiva

By Luciana Guimaraes14 November 2022

A CLA conversou com Leandra Magalhaes, Diretora Comercial e Sales & Marketing Manager da companhia

Empresa Brasileira, com duas fábricas que exportam para mais de 30 países, a CZM conta com Máquinas Mobil para Fundação, para Construção Civil, Mineração, Logística e Energia. Possui uma fábrica em Contagem, Minas Gerais, outra na Geórgia nos Estados Unidos. Seu processo de internacionalização chama atenção pela estruturação e resultados obtidos e fazem da companhia um grande player do setor.

Leandra Magalhaes, Diretora Comercial e Sales & Marketing Manager

Desde 1976, a CZM é líder na indústria de perfuração de fundações, oferecendo uma linha abrangente de máquinas projetadas para cada aplicação. Com uma vasta gama de soluções inteligentes para o desenvolvimento, hoje com estruturas de assistências técnicas no Texas, California e Pennsylvania... além de uma estrutura de caldeiraria e fabricação de peças na Itália.

Leandra Magalhaes, Diretora Comercial e Sales & Marketing Manager da companhia, fala sobre investimentos e melhorias.

1) Como anda o mercado de equipamentos para fundação aqui no Brasil?

Estamos vivendo um momento aquecido de obras imobiliárias no Brasil e com isso as demandas por equipamentos aumentaram.

2) A CZM vem trabalhando num processo de internacionalização extenso onde os resultados são visíveis. Como foi pensado esse planejamento?

O trabalho de internacionalização da CZM já vem sendo feito há décadas.

A CZM já exportou para mais de 30 países e temos forte representação nos EUA desde os anos 2000 quando iniciamos a fabricação da linha EK para empresas americanas de grande renome.

E desde 2013 temos uma fábrica consolidada na Georgia/USA bem como unidades de assistência técnica no Texas e na California e na Pennsylvania.

E nos tornamos um dos principais players do mercado americano fabricando equipamentos de fundação montados Caterpillar.

3) A fundação de uma obra é essencial e precisa de muita atenção. Como estabelecer o projeto ideal?

Sim, é uma das principais etapas da construção, é de fato o alicerce de tudo.

O projeto ideal irá depender de variáveis como tipo de solo, nível d’água, topografia do local, construções vizinhas etc. Mas quem poderá estabelecer esse projeto são os engenheiros projetistas de fundações, nossos clientes e parceiros.

A CZM atende com os equipamentos, temos solução de engenharia para todo tipo de fundação.

4) A empresa atua no Brasil há mais de 5 décadas. Quais foram as maiores mudanças?

Foram várias as mudanças que são tecnológicas, como projetar e fabricar equipamentos mais leves, de alta performance, fácil transporte e menos consumo de combustível.

Perfuratriz de hélice contínua EM400 CFA.

Houve também variável no perfil de clientes de acordo com a situação econômica do país, onde hoje existem nichos que não existiam antigamente, pequenas construtoras que executam sua própria fundação.

Com o avanço no mercado americano, a CZM pôde desenvolver equipamentos com tecnologia ímpar também no mercado nacional... todo esse know-how de fora nos proporcionou isso...

Nos tornamos mais adaptáveis às situações econômicas do país, e a CZM desenvolveu equipamentos adequados aos perfis de obra do momento, mesmo com a crise, conseguimos entregar equipamentos com alta performance e investimentos de acordo com a realidade daquele momento.

5)Vocês possuem diferentes modelos de martelos hidráulicos. Nas obras brasileiras, é possível dizer que há um preferido pelas construtoras e clientes no geral?

Martelo hidráulico é um nicho dentro da fundação.

Somos sim, líderes hoje de fabricação de BATE ESTACA HIDRAULICO no país, mas hoje os cravadores de estaca representam um percentual bem menor do que a grande operação de fundação no país: hélice contínua. O Brasil é um país de hélice contínua.

Não há um preferido, temos notado atualmente a necessidade de martelos hidráulicos de maior capacidade, martelos de 7 e 8 toneladas, mas com certeza o modelo mais vendido foi o CZM EM5000HH, com martelo de 5 tons.

6) A CZM oferece equipamentos para cravação de estacas que sustentam painéis solares em obras de energia solar. Essa demanda cresceu com o conceito ECO friendly e a busca por sustentabilidade?

Sim, cresceu bastante.

O nosso equipamento para essa aplicação se destaca porque ser versátil, possibilitando o cliente de não só cravar as estacas de painel solar, mas ao encontrar rocha operar com um kit de martelo de fundo/estaca raiz e até mesmo estaca escavada em um mesmo maquinário.

É mais robusto, preparado para grandes obras e produções.

E ainda possuímos soluções montadas sobre escavadeiras Caterpillar. Unimos nossa parceria e expertise com a CAT para fabricar equipamentos ainda maiores, para obras especiais de cravação de estaca de painel solar, são os nossos modelos CR150PD e ER160.

7) Qual o carro chefe da empresa? A retomada do setor fez a necessidade aumentar por esses equipamentos.

A perfuratriz tem giro de 360º que permite a locação e perfuração ao redor do equipamento sem a movimentação das esteiras, sendo fundamental para o acesso em obras de pequeno porte.

O nosso carro chefe hoje no Brasil se chama PERFURATRIZ DE HELICE CONTINUA modelo EM400, ES28 e EK300.

Equipamentos que se diferem em seu porte de execução de hélice continua.

A EM400 é um equipamento compacto que atende hoje obras de pequenas cargas no Brasil, econômico em manutenção logística e combustível. Montado em CAT313DL, é capaz de perfurar até 18m de profundidade e com um cabeçote ímpar, capaz de fazer também a contenção da obra por colar na divisa com diâmetro de 400mm.

A ES28 é um equipamento com caixa TOP DRIVE para execução de hélice até 28m de profundidade e diâmetro até 1000mm.

E a EK300 é o maior equipamento de hélice continua já fabricado nas Américas para executar hélice até 40m de profundidade e diâmetro até 1200mm, montada em CAT345NG, é pantografado, uma caixa rotativa TOP DRIVE para 33.000kfm de torque e torre dobrável hidraulicamente.

Rapidamente a máquina se dobra sozinha, de modo a caber inteiramente na prancha, sem absolutamente nenhuma desmontagem.

Além de proporcionar enorme eficiência, aproveitando extraordinariamente a potência, permite uma otimização da operação e manutenção. O desempenho e a economia de combustível superam em muito os modelos convencionais. O gerenciamento da base CAT é executado em conjunto com o sistema computadorizado Plus One da CZM. A operação pode ser controlada online, bem como boa parte da manutenção, que pode até mesmo ser diagnosticada pela internet.

8 ) A CZM foi afetada pela falta de insumos que acometeu o país?

Sim como toda indústria.

porém conseguimos através de nosso suplly chain nos EUA e Itália minimizar toda a falta e atraso de componentes.

9)Como é a relação com as outras fábricas? Qual seria a maior diferença entre as unidades?

A fábrica dos EUA hoje é totalmente voltada para o público americano e canadense.

As soluções de equipamentos também são diferentes. Nos EUA a grande demanda é por equipamento de “KELLY-BAR”, estacão como chamamos no Brasil. Temos todas as soluções para fundação nessa fábrica, mas a grande maioria dos equipamentos são de estacão para atender os diversos setores de fundação dos EUA.

Já aqui, a fábrica atende toda a América Latina e outros países que operam com equipamentos de motor TIER III (tipo de combustível). Para o Brasil a maioria dos equipamentos fabricados é de hélice continua, apesar de atendermos também qualquer demanda de equipamento para fundação.

10) O pós-venda da CZM também é bastante importante para a empresa e vê-se com cada vez maior atenção a esse vital setor. Como funciona esse serviço?

O pós-venda da CZM é um de seus principais diferenciais. Temos técnicos especializados para cada linha de equipamentos para atender em campo o cliente com manutenção, assistência e treinamentos.

O cliente da CZM tanto no Brasil como nos EUA Conta com a rede de pós-vendas da CATERPILLAR e a sólida estrutura da CZM (estoque de peças, técnicos especializados e equipe dedicada) em todo território nacional.

11) Quais as projeções futuras da CZM? O que esperar para os próximos anos?

A CZM pretende continuar líder na fabricação de equipamentos de fundação na América Latina e cada vez mais proporcionar soluções adequadas ao momento e tipos de obras aos nossos clientes. Soluções essas que evoluímos para proporcionar equipamentos mais potentes, tecnologicamente preparados para minimizar os erros de operação, econômico em combustível e fácil de ser transportado.

Temos também como meta aumentar ainda mais a nossa fatia no mercado americano e Canadense diversificando e atendendo todas as demandas hoje desse mercado. Estamos em um momento de desenvolvimento de equipamentos de grande porte de estaca raiz para o mercado americano e outros projetos que já estão em andamentos para que conseguimos nos tornar completos e no pódio dos melhores e maiores fabricantes do mundo de perfuratrizes hidráulicas para fundação.

REVISTA
BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
Reportagens
Aplicando um gêmeo digital
Conectar o mundo físico e virtual para planejar, projetar, construir e operar projetos é o que esta tecnologia significa.
BIM: metodologia chave
Conectividade da Internet, aliada à capacidade cada vez maior de coleta e análise, junto à uma necessidade de multiplicar e impulsionar o empreendedorismo, trazem o BIM para o topo da cadeia de construção.
Os múltiplos benefícios e a validação das Construtechs
Elas estão se mostrando cada vez mais presentes na cadeia produtiva da construção e suas soluções tecnológicas estão fazendo a diferença e angariando adeptos.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristián.peters@khl.com
Matt Burk Gerente de vendasr Tel: +1 312 496 3314 E-mail: matt.burk@khl.com
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL