Cummins desiste de nova fábrica no Brasil

By Fausto Oliveira17 October 2014

Cummins Logo

Cummins Logo

A empresa Cummins, fabricante norte-americana de motores para veículos que é uma das mais tradicionais na indústria de equipamentos de construção, anunciou que desistiu de abrir uma quarta fábrica no Brasil devido ao decepcionante crescimento econômico do país.

Desde 2012, a empresa investiu na compra de um terreno em Itatiba, São Paulo, onde previa instalar uma fábrica de geradores elétricos, filtros, e outros componentes, por um total de US$ 90 milhões.

O presidente da Cummins Brasil, Luis Pasquotto, disse que o mercado nacional não apresentou um bom desempenho nos últimos anos, e que por isso se cancelou a nova fábrica. “Nós sabíamos que o país não continuaria a crescer nesse ritmo (7% em 2010), mas está muito abaixo do que imaginávamos, que era de 4% a 5% ao ano”, disse ele à imprensa.

O executivo também afirmou que os demais países da América Latina apresentarão crescimento melhor que o do Brasil, e por isso os clientes que usualmente compram motores Cummins da filial brasileira agora estão comprando das filiais da Ásia e do México, que têm preços melhores.

A Cummins viu sua exportação anual se reduzir de 40% do total de sua produção em 2005 a 15% em 2013. Enquanto isso, o mercado interno do Brasil diminuiu 22% esse ano em comparação com o ano passado.

Além do cancelamento de sua quarta fábrica no Brasil, a empresa anunciou que vai pôr todos os seus 1,5 mil trabalhadores em férias coletivas em dezembro, de maneira a manejar o excesso de produtos em estoque.

REVISTA
BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
Reportagens
Perspectivas econômicas e de construção para a América Central
Scott Hazelton, da IHS Markits, fornece uma análise profunda da situação atual nos países da América Central.
Escavadeiras: Novas energias
Grandes equipamentos estão procurando maneiras de se tornar mais eficientes, produtivas e com menor impacto sobre o meio ambiente.
Versatilidade de carga
Compactas ou enormes, estas máquinas estão ganhando terreno nos principais locais de terraplenagem ao redor do mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristián.peters@khl.com
Matt Burk Gerente de vendasr Tel: +1 312 496 3314 E-mail: matt.burk@khl.com
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL