Cuba produzirá cimento sustentável

By Cristián Peters27 March 2013

Cemento

Cemento

A nação cubana começará a produzir um cimento ‘ecológico’ que reduzirá em um 32% as emissões de gases de efeito estufa, segundo informou o jornal Granma. Isso se deve a uma nova técnica que utilizará pedra calcária sem queimar e que tem sido desenvolvida por científicos da ilha em parceria com científicos suíços.

Segundo o que foi publicado pelo jornal, o processo “está baseado na substituição de até 60% do clínquer utilizado nas elaborações atuais, por uma mistura do material conhecido como metacaulim e pedra calcária, esta última sem queimar, fato que evitaria a emissão de toneladas de dióxido de carbono à atmosfera”.

Cabe destacar que, por cada tonelada de cimento produzida, é gerada, aproximadamente, uma tonelada de dióxido de carbono.

Essa nova técnica de produção verde começará a ser utilizada em abril na fábrica de cimento Siguaney, situada na província de Sancti Spíritus.

REVISTA
BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
Reportagens
Mills: O projeto ideal
Há quase 7 décadas, a pioneira na locação de equipamentos para a execução de trabalhos em altura, com a maior frota de PEMT da América Latina, se supera dia a dia, em busca de inovação e diferencial no que se refere à qualidade e entrega.
Indústria de locação sem papel
Como avançar em direção a uma indústria sem papel?
Entrevista com Inform: América Latina Artificial
A inteligência artificial está tomando cada vez mais o centro das atenções na região, e novos jogadores estão entrando na arena.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristián.peters@khl.com
Wil Holloway Gerente de vendasr Tel: +1 312 9292563 E-mail: wil.holloway@khl.com
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL