Crise pode estimular serviços de água no Brasil

15 May 2015

saneamiento água genérica

saneamiento água genérica

A venda de ativos de soluções ambientais por empresas brasileiras, devido à crise que afeta o país, pode gerar uma nova onda de concessões e PPPs no segmento de água e saneamento.

Isto porque no Brasil, do total de serviços de água e saneamento operados por empresas privadas, 95% estão concentrados em quatro empresas: OAS, Galvão Engenharia, Odebrecht e Águas do Brasil.

Com os pedidos de recuperação judicial da OAS e da Galvão, seus ativos de saneamento deverão ser vendidos. De acordo com consultores entrevistados pela imprensa econômica, empresas internacionais do ramo estão se aprontando para aproveitar a oportunidade e investir no Brasil.

A valorização do dólar frente ao Real tornou o investimento no país mais barato para capitas internacionais. Enquanto isso, o governo se posiciona de maneira a intervir menos na economia e convidar a iniciativa privada para reativar o cenário econômico.

Assim, algumas administrações estaduais estão planejando o lançamento de concessões e PPPs na área de saneamento. É o caso de São Paulo, que deverá lançar uma PPP de R$ 1,5 bilhão para reduzir as perdas de água no sistema, calculadas em 35%.

O governo do Rio de Janeiro quer ampliar serviços de água potável para os municípios de São Gonçalo e da Baixada Fluminense também mediante PPP. Por sua vez, o estado da Paraíba tem financiamentos de US$ 250 milhões obtidos junto ao Banco Mundial e ao Banco Europeu de Investimentos para melhorar sua infraestrutura de provimento de água e saneamento.

A participação privada em serviços de água e saneamento no Brasil, hoje em dia, alcança 10% de todo o serviço oferecido. Mas o cenário de restrição fiscal e a necessidade de investimentos para universalizar o acesso a água e esgoto podem fazer com que este porcentual cresça muito nos próximos anos.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL