Crescem as importações de equipamentos no Peru
10 March 2014
Dados oficiais do governo peruano divulgados esta semana mostram uma vez mais a vitalidade da indústria da construção no país. As importações de equipamentos e insumos de construção no Peru aumentaram 2,6% em janeiro em comparação ao mesmo mês de 2013. Por sua vez, o setor de construção representa já 5,1% do Produto Interno Bruto do país.
Ambos os dados são do Instituto Nacional de Estatística e Informática (INEI). O órgão especificou que dos países que exportam ao Peru os bens de capital nos quais se encontram os equipamentos de construção se perfilam da seguinte forma: a China tem 22,1% do mercado, os Estados Unidos têm 20,3%, e depois vêm a Alemanha com 6,7% e o Brasil com 4,3%. Por último aparece a Espanha com 4,1% das exportações de equipamentos que chegam ao Peru.
A atividade de construção vem crescendo com vigor no Peru. A prova disso é a proporção que ganhou no PIB nacional, que é de 5,1% de acordo com o INEI. Manufatura, Hidrocarbonetos, Comércio e Agricultura são as atividades que estão por cima da construção no produto peruano.
O Peru vem crescendo a taxas admiráveis. Em 2013, o número recém informado pelo INEI é de 5,3%. A construção segue a tendência. Em 2010 o setor alcançou crescimento histórico de 17%, seguido de 3% em 2011 e voltando a registrar 15% em 2012. O número de 2013 foi de 8,5%. A expectativa para esse ano não é diferente.