Costa Rica: relatório pré-engenharia mostra grande retrocesso

By Luciana Guimaraes18 November 2021

Estudo anual realizado pela Câmara Costarriquenha de Construção (CCC), que analisou o estado de 29 infraestruturas viárias relevantes projetos para o país, revela um grande retrocesso na pré-engenharia ou etapas anteriores à construção das obras públicas.

Os projetos incluídos no estudo mostram um avanço geral de apenas 3,03%, enquanto para maio de 2020 foi de 11,9%. De acordo com o documento, “parece que o efeito da pandemia Covid 19 e o teletrabalho afetaram muito o desenvolvimento da pré-engenharia dos projetos analisados”.

“Os resultados da Matriz de Infraestrutura nos mostram a necessidade de o tema ser levado a sério pelo próximo governo. Os atrasos nas obras de infraestrutura viária se traduzem em altos custos que todos os costarriquenhos assumem, em um momento em que precisamos do uso eficiente e responsável dos recursos públicos ”, disse Carlos Trejos, presidente do CCC.

A matriz, elaborada pelo Comitê de Infraestrutura do CCC, a partir de uma lista de 14 etapas anteriores à construção de um empreendimento, reflete o estado atual da pré-engenharia dos principais projetos para o país.

Foram avaliadas cada uma das etapas que os projetos devem cumprir antes de receber uma ordem de início e avalia a gestão das administrações calculando as percentagens de evolução etapa a etapa.

Estudo:

As etapas em análise compreendem, entre outras: anteprojeto, viabilidade financeira, projetos e estudos, viabilidade ambiental, alvarás, realocação de serviços públicos, desapropriações, elaboração de pôster, licitações e recursos, adjudicação, elaboração do contrato, endosso e ordem de início.

REVISTA
BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
Reportagens
As 50 principais
Um crescimento substancial nunca antes visto foi notado pelas principais empresas de construção da América Latina
Os 200 principais
Lista exclusiva da International Construction dos 200 maiores empreiteiros do mundo por vendas revela que a indústria parece ter colocado o impacto da pandemia no passado
A evolução do manipulador telescópico da Skyjack
Skyjack produz uma linha completa de telehandlers com sete modelos
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristián.peters@khl.com
Wil Holloway Gerente de vendasr Tel: +1 312 9292563 E-mail: wil.holloway@khl.com
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL