Corredor ferroviário Interoceânico deve custar US$7 bi

12 December 2014

Ferrocarril

Ferrocarril

O Corredor Ferroviário Interoceânico Central, que unirá o porto de Santos com o de Ilo no Peru, atravessando território boliviano, terá custo aproximado de US$7 bilhões. Isto, segundo informou o ministro de Obras Públicas, Serviços e Moradia da Bolívia, Vladimir Sánchez, no entanto alertou que essa cifra é uma estimativa.

Segundo explicou Ariel Cortés Millán, vice-ministro de Transportes, o investimento preliminar anunciado seria o que demandariam as obras somente do lado boliviano. Alguns trechos já existem e serão reconstruídos ou ampliados. “Na prática, o nosso corredor vai precisar da construção de 30% de ferrovia completamente nova”, disse Cortés.

O corredor terá uma extensão total de 3.750 quilômetros, velocidade de até 100 quilômetros por hora para carga, e 150 quilômetros por hora para passageiros.

Unasul

Há poucos dias, em reunião dos presidentes da América Latina, a Unasul (União das Nações Sul-americanas), anunciou que apoiaria 7 projetos regionais, priorizando aqueles que signifiquem melhorar a conectividade entre os países.

É dessa forma como o projeto já conta com o apoio da entidade. “Haverá um apoio técnico e financeiro para continuar estudando o corredor interoceânico até contarmos com um documento importante que permita avançar na construção”, assinalou Sánchez após o anuncio.

O ministro também afirmou que em março haverá mais informação disponível com respeito ao projeto.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL