Coreia demostra interesse no metrô de Bogotá
30 March 2015
O ministro da Fazenda da Colômbia, Mauricio Cárdenas, anunciou o interesse da Coreia em participar no projeto de construção da primeira linha de metrô da cidade de Bogotá, com investimentos estimados em US$7 bilhões.
Após participar de uma reunião com empresários e autoridades do país asiático, Cárdenas declarou que "a Coreia é um país que tem muita experiência nessa matéria e grande interesse em ser investidor na Colômbia e joga um papel ativo no desenvolvimento do metrô para a cidade de Bogotá". Agregou também que "nos explicaram de forma detalhada como funcionou a PPP para a construção de uma de suas linhas, onde investidores privados puseram 16% do capital necessário. Essa experiência é muito relevante para o metrô de Bogotá, onde a intenção é vincular na maior medida possível o capital privado para reduzir a pressão sobre os recursos fiscais".
Em quanto à licitação, no começo a abertura do processo foi anunciada para o primeiro semestre deste ano, e o resultado ocorreria dentro dos seis meses seguintes. No entanto, há alguns dias, Clemente del Valle, presidente da Financeira de Desenvolvimento Nacional, admitiu que mesmo que a estruturação financeira do metrô estaria pronta em maio, como tinha sido estabelecido, são necessários mais sete meses para avaliar as condições do projeto, o que atrasaria, ao menos até dezembro, a abertura da licitação. Com tudo, o projeto só será outorgado em 2016.
O metrô de Bogotá contará com 28 estações e 40 trens num percorrido de 26,5 quilômetros. Estima-se que sua construção vai demorar cinco anos.