Córdoba: custos de construção aumentaram 7,85% em julho

O Índice de Custo de Construção (ICC- Cba) mede as variações mensais sofridas pelo custo de construção de uma habitação social padrão.

Durante o mês de julho, o Índice de Custo de Construção de Córdoba (ICC- Cba) registrou uma variação mensal de 7,85% em seu Nível Geral e 110,01% em relação a julho de 2022.

A variação anual do Índice de Custo de Construção (ICC) foi de 110,01%.

O valor por metro quadrado em junho foi de 176.474 pesos.

O Índice de Custo de Construção (ICC- Cba) mede as variações mensais sofridas pelo custo de construção de uma habitação social padrão.

O índice é composto por três divisões denominadas “Capítulos”, que envolvem os preços de diferentes elementos: “Materiais”, que inclui os preços de 124 insumos; “Mão de obra”, 6; e “Diversos”, 11. O conjunto total de “Capítulos” é classificado como “Nível Geral”, que inclui os preços dos 141 elementos listados acima.

Foto: https://prensa.cba.gov.ar

Atualmente, a residência padrão consiste em uma cozinha-sala de jantar, dois quartos e um banheiro. A área coberta é de 50,25 m2, a alvenaria é de bloco cerâmico com reboco grosso e fino, os pisos são de cerâmica e o telhado é de laje.

As premissas gerais consideram que:

  • A casa foi construída por um particular, portanto, os preços são finais, ou seja, incluindo o IVA.
  • A casa é construída na cidade de Córdoba.
  • O trabalho começa e termina no mesmo mês.
  • O valor do terreno não está incluído.

Está incluído o custo da contratação de um profissional para realizar o projeto, o gerenciamento da construção e o restante do pessoal (pedreiro oficial, meio-oficial e operário).

Incluem-se os valores dos direitos de construção, como a autorização municipal e outras taxas relacionadas, os honorários profissionais para o projeto e a gestão técnica (considerando as normas estabelecidas pelo Colégio de Arquitetos da Província de Córdoba) e as conexões aos serviços necessários no processo de construção, como água corrente, eletricidade e gás natural, mais seu consumo durante o mês de referência (exceto o consumo de gás).

São excluídos os seguintes custos: o valor do terreno; os custos de frete dos insumos; e os custos de infraestrutura, como demarcação de ruas, redes de esgoto, eletricidade e água e outros custos relacionados ao contexto em que a residência é construída.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL