Convênio garante conclusão de megaobra viária na Colômbia

10 November 2017

Projeto tem dois túneis, um deles com 8,2 quilômetros.

O Instituto para o Desenvolvimento de Antioquia (um estado da Colômbia) e a Secretaria de Infraestrutura local assinaram um convênio para agilizar a gestão, administração e pagamento dos recursos provenientes do direito de conectividade, graças ao qual poderá ser garantida a conclusão da Conexão Viária Aburrá Oriente – Tunel do Oriente e suas obras complementares.

 

Este convênio prevê o desembolso pelo instituto de até US$ 40 milhões para a conclusão da obra, que uma vez terminada reduzirá os tempos de conexão rodoviária entre o Vale do Aburrá e o Vale de San Nicolás, de 45 minutos para 18.

“Através das gestões do governo de Antioquia pôde-se acessar uma fonte de recursos provenientes da Aeronáutica Civil que chegarão pouco a pouco através de uma taxa aeroportuária para o financiamento da obra. Mas graças à operação financeira realizada pelo instituto poderá ficar disponível imediatamente o recurso, e o governo poderá liberar valiosos recursos que permitirão executar outros projetos do plano de desenvolvimento 2016-2019 Antioquia Pensa Grande”, disse a entidade em comunicado.

O custo estimado do Túnel Oriente é de US$ 350 milhões, e devido à sua localização estratégica se constitui em uma das obras de engenharia mais importantes em execução atualmente na Colômbia. A conexão viária se compõe de dois túneis, um de 800 metros e outro de 8,2 quilômetros. Começa na Vía de las Palmas e termina no município de Sajonia. O avanço das obras está em 60%.

REVISTA
BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
Reportagens
Por que é essencial digitalizar o setor da construção mexicana?
Coluna de Luis Herrera, chefe de vendas para a América Latina e Espanha, Procore
A magnitude e fomento do conceito ESG e da sustentabilidade
O que antes era tendência, agora é realidade. Considerando os indicadores dos três pilares (meio ambiente, social e governança corporativa), e a inerente preocupação - devida – das empresas, não há como negar que estratégias ESG trazem diversos benefícios para a percepção de valor, real, das companhias.
Compactação: declives suaves
Características excepcionais para um embalador de rolos seguro e eficiente
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristián.peters@khl.com
Wil Holloway Gerente de vendasr Tel: +1 312 9292563 E-mail: wil.holloway@khl.com
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL