Controlar os processos

05 November 2015

Totvs

Totvs

Se ao longo de uma obra, é necessário exceder o tempo de contrato de uma máquina alugada e a administração não é comunicada, a construtora pode ser multada. Se o consumo de concreto no canteiro vai ser maior que o previsto e os gestores não sabem disso, provavelmente o suprimento de betoneiras vai demorar.

Situações como estas são razoavelmente frequentes nos canteiros onde se constroem diversas estruturas. E quanto menos controle dos processos tenha o administrativo, maiores serão os gastos e os tempos necessários para concluir os projetos. Para auxiliar na necessária otimização da gestão e evitar problemas assim, são cada vez mais comuns os softwares de gestão integrada.

Um deles é a solução proposta pela Totvs, que é brasileira mas que na América Latina está presente na Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, México, Paraguai, Peru e Uruguai.

Seu produto para o setor é o Totvs Obras e Projetos, um software de gestão que facilita todo o processo de administração de uma obra pesada, desde a formulação dos orçamentos e do projeto básico até a execução final e entrega. Ao longo do caminho, o programa recebe dados de praticamente qualquer fonte relacionada com o projeto e emite alertas de prevenção sobre gastos e prazos, com o objetivo de evitar desembolsos e atrasos desnecessários.

Gustavo Bastos, diretor do segmento de construção e projetos da empresa, explica que “em geral, o acompanhamento do que acontece no canteiro de obras é superficial , o que produz uma percepção distorcida da realidade do projeto. Quando trazemos mais informação para a gestão, observamos um maior cumprimento dos prazos. Imprevistos, sempre vai haver, mas o que oferecemos é alertar a todo momento sobre o que está acontecendo lá no canteiro”.

Segundo ele, a Totvs não faz projeções definitivas de economia de tempo e capital, porque isso pode ser muito variável. “Temos clientes que nos relatam entre 15% e 20% de economia, e tem aqueles cuja operação já é muito racionalizada e que têm economias menores. Mas entre aqueles que têm baixo nível de automação, a percepção de economia chega a até 50%”, afirma.

O executivo da firma de software diz que o setor de construção na América Latina é, em muitos casos, antiquado em seus processos de gestão. “Na construção, costuma acontecer de que a simples adoção da nossa solução de trânsito de documentos entre a obra e o escritório gera economias significativas”.

LEAN CONSTRUCTION

Segundo o executivo para o setor de construção, a Totvs quer estimular o uso do que se conhece como lean construction, ou seja, uma construção mais ágil, objetiva e eficiente. “Queremos ajudar as empreiteiras a utilizar esse conceito para garantir que os recursos corretos sejam destinados às tarefas corretas”, diz ele.

Mas a incorporação de tecnologia digital e móvel na construção não é exatamente uma novidade, visto que hoje em dia não há provedor de equipamentos ou insumos que não ofereça algum tipo de software que permita acompanhar processos e assim melhorar o rendimento de uma determinada operação. Perguntado sobre a interação destes outros programas com sua solução para as construtoras, Bastos comenta que os programas de tracking de máquinas, por exemplo, ou até o sistema BIM (building information model) podem trabalhar de maneira complementar ao programa que ele oferece. Assim, o software Totvs seria capaz de absorver esses dados e incorporar às análises que produz.

“O Totvs Obras e Projetos tem mecanismos de integração que permitem que seja alimentado com informação proveniente de outros sistemas. No caso de equipamentos de linha amarela que disponham, por exemplo, de telemetria, graças a um sistema de integração nosso software pode recolher a informação dispensando a intervenção do operador. Temos interfaces projetadas para isso. A comunicação com o mundo externo é cada vez mais comum, é uma exigência do mercado”.

Obviamente, o sistema trabalha nos canteiros mediante aplicações para recolhimento de informação com dispositivos móveis. E aí entram em campo os smartphones e os tablets convencionais, da própria construtora.

Entre as construtoras que utilizaram o sistema Totvs para gestão da construção, encontram-se nomes importantes no Brasil, como a OAS, a Direcional Engenharia e a Toniolo Busnelo. Em outros países da região latino-americana, a exemplo da Argentina, o Grupo Farallón é um dos principais clientes da empresa. Mas esses são apenas alguns dos nomes que a empresa de informática tem autorização para informar publicamente. Em seus documentos institucionais, ela afirma que suas soluções são hoje usadas por mais de 1,6 mil construtoras.

Esta é uma entre várias ferramentas que podem ajudar a empresa construtora contemporânea a modernizar sua forma de trabalho. Com o grau de competitividade do mercado atual cada vez mais intenso, a geração de margens de rentabilidade maiores é sempre mais complexa. O controle de custos e processos internos, assim, vão se tornando instrumentos fundamentais para a manutenção e aumento das margens de ganho.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL