Contratos da OHL México serão auditados

28 May 2015

O governo do México anunciou que vai colocar sob auditoria os contratos vigentes com a construtora e operadora de concessões OHL México, filial no país da espanhola OHL. Isso em razão do escândalo das gravações atribuídas a executivos da empresa que mostram supostas negociações de suborno.

A solicitação de auditoria nos contratos será feita pela Secretaria de Comunicações e Transportes do governo federal, que é responsável pela gestão de concessões de infraestrutura no âmbito nacional.

As gravações mostram Pablo Wallentin, executivo da OHL México, negociando irregularidades para obter vantagens em concessões rodoviárias em operação pela empresa. Wallentin aparece oferecendo estadia num hotel de luxo a um funcionário público, que não aceitou a oferta.

Outra gravação mostra executivos combinando a entrega de informações falsas ao Estado para obter aumento no pedágio cobrado no Viaduto Bicentenário, operado pela empresa. Após o aparecimento da história, Pablo Wallentin se demitiu como executivo da OHL México.

A OHL nega qualquer irregularidade, e em Madri o presidente Juan Miguel Villar Mir disse em entrevista coletiva que as gravações foram manipuladas para prejudicar o valor das ações da OHL na bolsa mexicana. De fato, desde o início do caso as ações caíram mais de 25%.

A OHL México é inteiramente dependente do Estado mexicano para atuar no país, já que basicamente opera concessões públicas.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL