Continuidade de investimentos sela futuro da Cemex

15 May 2014

Cemex Logo

Cemex Logo

Enquanto lamenta a morte de seu grande líder corporativo Lorenzo Zambrano, na Espanha há alguns dias, a terceira mais importante fabricante de cimento e concreto no mundo, a multinacional mexicana Cemex, parece ter por diante um futuro de sucesso. O recente anúncio de um investimento de US$ 55 milhões numa nova usina de cimento na Nicarágua é um entre muitos pontos que comprovam os grandes progressos da empresa em sua estratégia global.

A divisão Cemex Latam Holdings (CLH), baseada na Colômbia, inaugurou no fim do ano passado sua quinta usina de produção de cimento naquele mesmo país. E se nessa nova usina colombiana a companhia produzirá anualmente 450 mil toneladas do insumo, a previsão para a usina da Nicarágua é que chegue a 2017 produzindo 860 mil toneladas anuais.

Estes são apenas dois exemplos de um avançado processo de internacionalização que inclui uma forte presença na Europa, onde a empresa trocou ativos com a Holcim para obter uma fusão de operações naquele mercado, além de uma presença importante nos Estados Unidos e nos mercados asiáticos, onde seu principal mercado é o maior país, a China.

Ao todo, são mais de 50 os países onde a empresa de origem mexicana está instalada, além de um total superior a 100 países onde tem relações comerciais. Suas vendas anuais estão ao redor de US$ 15,2 bilhões, sua capacidade de produção é de 94 milhões de toneladas anuais de cimento e 55 milhões de metros cúbicos de concreto, além de 162 milhões de toneladas de agregados. Dessa maneira, a Cemex emprega o trabalho de 43 mil colaboradores, segundo a própria companhia.

Contribuiu de forma decisiva para esse cenário o trabalho de Lorenzo Zambrano e seus colaboradores nas várias posições que ocupou desde 1968 até sua morte aos 70 anos como CEO e presidente. O processo de globalização iniciado pelo engenheiro é seu legado e seguramente reserva um futuro de prosperidade para a cimenteira.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL