Continua a polêmica entre Cavialpa e MOPC

By Milena Jiménez01 July 2014

Villeta-Alberdi

Villeta-Alberdi

No Paraguai continuam as polêmicas entre setores relacionados à construção e o governo de Horacio Cartes (ver artigo relacionado). Dessa vez foi a Cavialpa (entidade representante das empreiteiras do Paraguai), que increpou o governo em comunicado emitido esta semana.

Nele afirmaram que até o mês de abril, o MOPC (Ministério de Obras públicas e Comunicações) executou só 5% do previsto para o ano em matéria de infraestrutura rodoviária. Também acusam o organismo de ter cancelado 12 licitações em pleno processo de detrimento da indústria da construção local, favorecendo as empresas estrangeiras por cima dos interesses nacionais. Disseram que as licitações canceladas tinham financiamento garantido a través dos títulos da dívida pública, e que por tanto não era necessário incluir empresas estrangeiras nessas licitações.

Por último, assinalaram que o governo lidera contra eles uma campanha de desprestigio “para justificar o injustificável”, e o incitaram a trabalhar em conjunto para alcançar o desenvolvimento que o país precisa e “ deixar de culpar as administrações anteriores”.

A réplica

O MOPC, também a través de um comunicado, respondeu à Cavialpa afirmando que já não “serão cúmplices da corrupção público-privada” que afirmam, levou o Paraguai a estar entre os dez países mais atrasados do mundo em matéria de infraestrutura rodoviária.

Com respeito aos títulos da dívida pública, o organismo afirmou que esses recursos foram usados para organizar a bagunça administrativa e financeira que o governo anterior deixou, e que com as licitações internacionais busca-se incentivar a eficiência e a competividade e não prejudicar a indústria da construção nacional.

REVISTA
BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
Reportagens
Movimento elétrico
Os tempos modernos trazem consigo inúmeras inovações. No artigo de Luciana Guimarães, a CLA revê algumas novidades sobre a terraplenagem.
Considerações sobre lança articulada
Orçamentos, tarefas específicas, detalhes técnicos são alguns dos aspectos a serem considerados na compra de uma plataforma
Acess M20: Para cima
Alguns podem considerar 2020 uma anomalia que dificilmente se repetirá. Quanto ao accessM20, também pode ser visto como um sinal dos tempos.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristián.peters@khl.com
Wil Holloway Gerente de vendasr Tel: +1 312 9292563 E-mail: wil.holloway@khl.com
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL