Consultoria de projetos em queda livre no Chile
09 February 2015
A Associação de Empresas de Consultoria de Engenharia do Chile (AIC) divulgou uma queda de 11,7% na atividade do setor em 2014. Os serviços de engenharia de projeto para mineração e infraestrutura geral foram os que mais caíram no ano, respectivamente 16,2% e 9,1%.
De acordo com a atividade profissional, completaram-se doze trimestres consecutivos de diminuição da atividade projetista no Chile. Como em geral a associação trabalha com uma defasagem de um a dois anos entre projeto e obra, a AIC calcula que a retomada do setor de construção chileno só poderá acontecer a partir de meados de 2016.
Mas a queda já foi maior. No quarto trimestre de 2014, a atividade de confecção de projetos caiu 7,6% no Chile em relação ao mesmo trimestre de 2013. Enquanto isso, no terceiro trimestre ela registrou uma queda de 10,2% em relação ao mesmo período do ano anterior.
A contração do setor no Chile acontece principalmente pela desaceleração da mineração, principal atividade econômica do país. O início recente de certos projetos de infraestrutura urbana e infraestrutura geral fazem com que estes setores tenham tido crescimento na produção de projetos no quarto trimestre, registrando 3% e 0,1% positivos, em relação ao trimestre imediatamente anterior.
BOLETIM
CONECTAR-SE COM A EQUIPE

