Consultoria como ator chave no desenvolvimento de uma Infraestrutura Sustentável

Escrito por: Gabriela Catalán Head de Projetos de Infraestrutura da Arcadis Chile

Gabriela Catalán Gabriela Catalán

Como consequência das mudanças sociopolíticas mundiais, da globalização da economia, dos efeitos da pandemia e do acelerado desenvolvimento tecnológico, está a ocorrer uma transformação nas diferentes formas de trabalhar e, em particular, na engenharia.

Hoje, mais do que nunca, é essencial equilibrar as necessidades técnicas e operacionais de grandes projetos de infraestrutura com bom planejamento urbano, uso sustentável de recursos e participação cidadã, entre outras considerações.

A regulamentação atual e as partes interessadas exigem considerar variáveis ​​sociais e ambientais para o desenvolvimento de novos projetos, de modo que o fator sustentável não é mais apenas um ideal, mas um imperativo ético e legal.

Com efeito, a indústria da construção em geral e os projetos de infraestruturas em particular têm efeitos ambientais significativos, uma vez que o setor foi responsável por mais de 34% da procura de energia e cerca de 37% das emissões de CO2 a nível mundial. .

Por isso, a redução das externalidades negativas requer a visão de futuro e a capacidade integradora de um engenheiro consultor, com capacidade de adaptação aos processos de mudança da sociedade e altamente capacitado para entregar soluções pertinentes, inovadoras e contemporâneas.

É assim que os contextos atuais exigem que sejamos profissionais que tenham profundo conhecimento das tendências atuais e futuras da sociedade em termos de mudanças climáticas, pandemias, avanços da ciência e tecnologia, bem como demandas sociais. Desta forma, poderemos antecipar as necessidades, incorporando uma perspetiva sustentável e de participação cidadã que permita um desenvolvimento harmonioso e prospetivo dos projetos.

No campo das alterações climáticas, a consultoria desempenha um papel fundamental na identificação das consequências do aumento da temperatura global e do seu impacto nas infraestruturas existentes, bem como nos projetos futuros.

O mundo precisa investir US$ 90 trilhões em infraestrutura sustentável até 2030, segundo estimativas da The New Climate Economy. Para permitir o desenvolvimento sustentável de uma infraestrutura pública que melhore a qualidade de vida das pessoas, o olhar de um consultor especializado é essencial. Os benefícios são múltiplos, não só para o planeta, mas também para a sociedade e para o desenvolvimento da infraestrutura.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL