Consultoria como ator chave no desenvolvimento de uma Infraestrutura Sustentável
02 June 2023
Escrito por: Gabriela Catalán Head de Projetos de Infraestrutura da Arcadis Chile
Como consequência das mudanças sociopolíticas mundiais, da globalização da economia, dos efeitos da pandemia e do acelerado desenvolvimento tecnológico, está a ocorrer uma transformação nas diferentes formas de trabalhar e, em particular, na engenharia.
Hoje, mais do que nunca, é essencial equilibrar as necessidades técnicas e operacionais de grandes projetos de infraestrutura com bom planejamento urbano, uso sustentável de recursos e participação cidadã, entre outras considerações.
A regulamentação atual e as partes interessadas exigem considerar variáveis sociais e ambientais para o desenvolvimento de novos projetos, de modo que o fator sustentável não é mais apenas um ideal, mas um imperativo ético e legal.
Com efeito, a indústria da construção em geral e os projetos de infraestruturas em particular têm efeitos ambientais significativos, uma vez que o setor foi responsável por mais de 34% da procura de energia e cerca de 37% das emissões de CO2 a nível mundial. .
Por isso, a redução das externalidades negativas requer a visão de futuro e a capacidade integradora de um engenheiro consultor, com capacidade de adaptação aos processos de mudança da sociedade e altamente capacitado para entregar soluções pertinentes, inovadoras e contemporâneas.
É assim que os contextos atuais exigem que sejamos profissionais que tenham profundo conhecimento das tendências atuais e futuras da sociedade em termos de mudanças climáticas, pandemias, avanços da ciência e tecnologia, bem como demandas sociais. Desta forma, poderemos antecipar as necessidades, incorporando uma perspetiva sustentável e de participação cidadã que permita um desenvolvimento harmonioso e prospetivo dos projetos.
No campo das alterações climáticas, a consultoria desempenha um papel fundamental na identificação das consequências do aumento da temperatura global e do seu impacto nas infraestruturas existentes, bem como nos projetos futuros.
O mundo precisa investir US$ 90 trilhões em infraestrutura sustentável até 2030, segundo estimativas da The New Climate Economy. Para permitir o desenvolvimento sustentável de uma infraestrutura pública que melhore a qualidade de vida das pessoas, o olhar de um consultor especializado é essencial. Os benefícios são múltiplos, não só para o planeta, mas também para a sociedade e para o desenvolvimento da infraestrutura.