Construtora Vitacon adere ao crowdfunding

16 October 2015

obra construcao genérica

obra construcao genérica

A crise econômica pode produzir novidades nos sistemas de financiamento para a construção. É o que demonstra a construtora Vitacon, dedicada ao mercado imobiliário, que colocou um projeto residencial em São Paulo numa plataforma de financiamento coletivo pela internet.

A Vitacon ofereceu 100% do valor orçado para a construção do edifício VN Cardoso de Melo a pessoas físicas que queiram investir nele, através da plataforma virtual de “crowdfunding” Urbe.me.

De acordo com a construtora, quem investir no projeto obterá um retorno estimado de entre 44,2% e 59,3% em quatro anos. A rentabilidade provirá da venda das unidades.

Para investir, cada pessoa tem que pôr ao menos R$ 1 mil no projeto. O negócio foi autorizado pela Comissão de Valores Mobiliários.

Tradicionalmente, o financiamento de construção residencial e comercial no Brasil se dá por meios bancários privados ou públicos, que colocam o capital e recebem os juros correspondentes a médio e longo prazo. Com a radical alta das taxas de juros para conter a inflação, muitas empresas preferem deixar o terreno sem construir.

Além disso, do lado do comprador, há forte baixa devido a que 65% do financiamento para compra no país provêm da caderneta de poupança e do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (no caso da Caixa Econômica Federal).

A caderneta de poupança está perdendo valor a cada mês devido a seguidos recordes de retirada pelas pessoas, que estão queimando os recursos poupados para pagar dívidas e custear o dia a dia. Enquanto isso, a CEF colocou várias restrições adicionais ao financiamento imobiliário através do FGTS, que perde valor conforme o desemprego aumenta, devido aos saques dos trabalhadores.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL