Construtivo lança Colaborativo Share com realidade aumentada

O Construtivo, companhia de Tecnologia da Informação especializada no setor de engenharia e construção, lança o Colaborativo Share, uma tecnologia em nuvem com Realidade Aumentada que aprimora o processo de fiscalização e documentação das obras, assim como em manutenção, por meio da Realidade Virtual.

Foto: Construtivo

A solução é acessada por meio de óculos, tablet ou celular e possibilita o registro pela sobreposição dos dados virtuais com a realidade construída em escala real, auxiliando o processo de vistorias que estejam em localidades distantes, por exemplo. “Enquanto um profissional em campo acessa o Colaborativo Share e compartilha as informações sobre a obra, o engenheiro realiza a vistoria de forma on-line, seja no modelo ao vivo ou gravado, e atribui as suas aprovações e recomendações num workflow, que depois pode ser acessado em outras ocasiões”, esclarece Marcus Granadeiro, CEO do Construtivo.

A ferramenta também se integra a modelos BIM (Building Information Modeling), o que permite mapear e visualizar as disciplinas de uma construção como, por exemplo, o posicionamento de tubulações, vigas, pilares e encanamentos. Além disso, o recurso de tour virtual promovido pelo Colaborativo Share também pode ser utilizado em organizações que forneçam capacitação e suporte remoto para solucionar problemas de manutenção e atendimento ao cliente com assistência visual utilizando recursos do QR Code, por exemplo, que manterá registradas as informações como um passo a passo para determinados processos.

Para Granadeiro, a tecnologia de Realidade Aumentada, agregada ao modelo BIM na fase de operação, promoverá reduções de custo e riscos, além de impulsionar a produtividade. “A ferramenta possibilita um universo de informações sem que haja a necessidade de um profissional especialista no local, tudo graças à digitalização do processo, ao suporte remoto e à disponibilização de workflows em nuvem”, finaliza ele.

Sobre o Construtivo

O Construtivo é uma empresa pioneira no conceito de nuvem, atende aos maiores projetos de infraestrutura do Brasil. Fundado em 2000 como uma joint venture do Grupo Santander, o Construtivo passou por um processo de MBO (Management buy-out) em 2004 e se tornou uma empresa nacional. Atendendo mais de 70 mil usuários e cerca de 200 clientes ativos, entre eles Norte Energia, AES, CPFL, EDP, Taesa, Alupar, CTG, Energisa, CSN, Rumo, Promon, Concremat, EGIS, Intertechne, Systra, LBR, Voith, Andritz e Weg, a empresa mantém uma sede em São Paulo e uma filial em Porto Alegre. O Construtivo tem como carro chefe a plataforma Colaborativo, ofertada na modalidade de serviço (SaaS). Com o objetivo de apoiar seus clientes em sua transformação digital, as soluções do Construtivo não se limitam apenas àquelas que compõem o Colaborativo. Elas englobam outras tecnologias e serviços aproveitando o know-how de mais de 20 anos de sua equipe em CAD e o pioneirismo em BIM.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL