Construtech lança IA que permite economia na compra de materiais de construção

Ferramenta da EuConstruindo, empresa do Grupo Prospecta Obras, possibilita pesquisa nos orçamentos das obras

Reformar ou construir um imóvel custa caro. O alto preço dos materiais, além da dificuldade em encontrar produtos bons por um preço mais acessível, costuma pesar no bolso de muitos, o que acaba atrasando ou impedindo esse objetivo. Na missão de reverter esse cenário, a EuConstruindo, empresa do Grupo Prospecta Obras, construtech especializada em análise de dados para mapeamento de obras, acaba de anunciar o lançamento de sua IA destinada a auxiliar quem está construindo ou reformando a encontrar os melhores orçamentos nos materiais necessários e, com isso, economizar em suas reformas.

Wanderson Leite, fundador do Grupo

Disponível no portal da startup, a ideia de desenvolver a tecnologia surgiu através de uma dificuldade constante identificada pela empresa: a de encontrar materiais de boa qualidade, por valores que não pesem nas finanças. “Diferentemente de outros setores, na construção civil é mais difícil encontrar produtos para obras online sem gastar tanto. Além disso, o tempo para conseguir falar com as empresas do setor e obter informações sobre seus itens costuma ser muito demorado, o que gera muitas reclamações e, inevitavelmente, maiores empecilhos em avançar com o projeto”, explica Wanderson Leite, fundador do Grupo.

A solução para este cenário se tornou clara, afinal, quanto maior fosse o leque de opções de orçamentos, maior o poder de negociação pelo comprador e, consequentemente, sua economia nas obras. Pensando nisso, a IA surge como forma de auxiliá-los nessa busca, interagindo com os usuários de maneira fluída, dinâmica e otimizada – principalmente, uma vez que as empresas do setor já foram catalogadas pelo algoritmo da Prospecta Obras.

Quer ver mais sobre construção?
Inscrever-se para
Informe Construção

Ao acessarem o portal, os navegantes irão se deparar com duas opções de solicitação de orçamento: o formato antigo, no qual precisam preencher um formulário com os materiais que precisam para que o sistema envie os pedidos aos lojistas cadastrados no sistema; ou a opção com a IA, a qual, além de oferecer o mesmo serviço com maior eficiência no envio dos pedidos de orçamento, também permite que os usuários tirem suas dúvidas, façam perguntas ou peçam dicas sobre construção civil.

Todas as solicitações são monitoradas constantemente pela ferramenta, avisando os consumidores em tempo real sobre o status de seu pedido por e-mail. Outros orçamentos podem ser feitos simultaneamente, de forma que tenham em mãos a maior quantidade possível de preços a serem comparados a fim de selecionar o que melhor se encaixa às suas necessidades.

Vale destacar que não há necessidade de se cadastrarem para terem acesso a essas facilidades, nem nenhum custo envolvido. E, os benefícios da IA abrangem todas as pontas desta relação. “A ideia com a tecnologia é fazer com que os compradores recebam orçamentos das melhores e mais próximas empresas ao seu redor e, com isso, haja um maior equilíbrio na competitividade do mercado”, defende.

O lançamento da IA, segundo o fundador, fortalecerá ainda mais o propósito da startup de estreitar a ponte entre quem compra e quem vende os insumos, através de uma solução otimizada que facilite a busca pelos melhores preços. Além de gastarem menos tempo e dinheiro neste processo, toda sua experiência é enriquecida – contribuindo, consequentemente, para que o setor permaneça aquecido, ativo e gire a economia em prol de seu crescimento constante.

Apesar de ainda estar em período de testes – que durará três meses, a fim de identificar se precisará de algum ajuste – mais de cinco mil solicitações de orçamento pela IA foram recebidas só no dia do lançamento, o que eleva ainda mais as expectativas de crescimento. “Sabemos que a Inteligência Artificial veio para revolucionar e auxiliar a construção civil a atingir resultados cada vez melhores, e estamos confiantes de que ela ajudará todos os envolvidos a realizarem suas obras de forma econômica, fácil e dinâmica”, finaliza.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL