Constructora Inarco ganha Melhor Projeto Arquitetônico 2022
02 June 2023
O projeto La Dehesa Work Plaza, do Grupo Inarco, foi distinguido este ano com o prémio de Melhor Projeto de Arquitetura 2022, atribuído desde 1994 pela empresa Bercia, depois de atingir 62% das preferências dos votantes que participaram numa avaliação online que durou quatro meses.
A cerimônia de entrega dos prêmios decorreu na quinta-feira, dia 25 de maio, e foi presidida por Abishai Rovner B., diretor geral da Bercia, que destacou o percurso desta distinção, que já completa 27 anos, e que visa reconhecer os projetos em que a empresa participa com produtos e soluções arquitetônicas.
Entre os seus atributos diferenciadores, La Dehesa Work Plaza destaca-se pelas suas características de construção sustentável: é considerado um pulmão artificial que produz oxigénio equivalente a 3.200 m2 de floresta, uma vez que é o primeiro edifício de escritórios que purifica o ar e que tem na sua fachada um revestimento feito com dióxido de alumínio que é ativado pelos raios solares, que, ao incidir sobre a superfície da cerâmica, purifica o ar de substâncias poluentes do meio ambiente.
As empresas que ousaram neste projeto inovador são a IAndes como incorporadora e construtora Inarco. Este projeto funciona como um limpador natural que processa poluentes bioativamente, como se fosse um organismo vivo, sem a necessidade de uma fonte de energia artificial, pois funciona com a luz do sol. E assim como as árvores, essa construção é capaz de eliminar componentes poluentes do meio ambiente ao entrar em contato com sua fachada.
Assim, esta construção contribui para a descontaminação da comuna de Lo Barnechea, onde está localizada, e contribui para a luta contra o aquecimento global que afeta o planeta.
O gerente geral da IAndes, Matías Vicuña, explicou que o uso desta tecnologia de fachadas bioativas permite o desenvolvimento de um projeto eco-sustentável, que junto com um valor estético, ao simular a madeira, desenvolve uma proposta diferenciadora e amiga do meio ambiente. limpeza e purificação do ar.
Entretanto, para o director-geral da Constructora Inarco, Aníbal Ovalle, a construção sustentável tem hoje de andar a par da inovação e das novas tecnologias, pelo que considera necessário “continuar a procurar alternativas que permitam poupanças no consumo de energia e água, e também contribuir como este edifício com a limpeza do ar, que é ainda mais inovador”.