Construção puxa o PIB da Colômbia
21 March 2014
O Departamento Administrativo Nacional de Estatística da Colômbia divulgou o dado final do crescimento do país no ano passado: 4,3%. O setor da construção foi o que puxou o crescimento, compensando maus resultados de importantes atividades, como a indústria. A construção colombiana cresceu 9,8% em 2013, o melhor número da economia do país.
A construção de moradias de interesse social, além de uma bem desenvolvida construção residencial comercial, foram os destaques do setor na Colômbia em 2013. O governo nacional tem um projeto de moradias grátis à população de menos recursos no qual vem investindo muito.
A importância da construção para a Colômbia tende a continua em alta. Isso porque ao longo de 2014, a Agência Nacional de Infraestrutura vai começar as licitações do conhecido plano de concessões rodoviárias 4G (apelido para “quarta geração de concessões”).
Esse plano quer modificar radicalmente a infraestrutura viária do país por meio de concessões a empresas privadas de quase 40 autopistas. Parte do processo já está em licitação, mas a maioria das obras ainda está em pré-qualificação dos consórcios construtores.