Construção peruana cresce em março

11 May 2021

O Instituto de Estudos Econômicos e Sociais (IEES) do Peru, pertencente à Sociedade Nacional das Indústrias (SNI), elaborou um estudo que mostrou que o setor da construção teria crescido 133,3% em março. “Este é de longe o melhor valor do setor desde o reinício das atividades”, afirmam do IEES.

Além disso, o órgão argumenta que esse aumento é produzido pela relação da indústria da construção com outros setores produtivos ou de necessidades básicas. Além disso, esses números estão gerando mais de um milhão de empregos. Nesse sentido, as estimativas indicam que a construção civil contribuiu com 6,8% para o resultado do PIB de março.

Em particular, o consumo nacional de cimento aumentou 145,3%, enquanto o progresso físico das obras cresceu 110,6%, em relação a fevereiro. Do IEES asseguram que estes valores representaram uma contribuição de 5,5% e 1,3% para o PIB, respetivamente. “Com a retomada das atividades do setor nas primeiras fases de reativação econômica com os protocolos estabelecidos, a construção civil vem apresentando um desempenho favorável com crescimento de dois dígitos desde outubro de 2020”, garantem do instituto.

É assim que o aumento do consumo de cimento se explica pelo avanço das obras privadas, sejam elas imobiliárias, mineiras ou urbanísticas, entre várias outras. Tudo isso se soma à contribuição no aumento do investimento público em obras que chegou a 131%. Inclui projetos nacionais, locais e regionais, todos com um aumento de investimento de mais de 100%.

Além de continuarem sendo esperados aumentos em diversos insumos do setor, vários são os projetos emblemáticos que vão pressionar para que assim seja, entre eles as obras de Reconstrucción con Cambios, a Linha 2 do Metrô de Lima e o programa Arranca Peru, que busca dinamizar ainda mais o setor.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL