Construção peruana cresce em março

By Gabriel Lira11 May 2021

O Instituto de Estudos Econômicos e Sociais (IEES) do Peru, pertencente à Sociedade Nacional das Indústrias (SNI), elaborou um estudo que mostrou que o setor da construção teria crescido 133,3% em março. “Este é de longe o melhor valor do setor desde o reinício das atividades”, afirmam do IEES.

Além disso, o órgão argumenta que esse aumento é produzido pela relação da indústria da construção com outros setores produtivos ou de necessidades básicas. Além disso, esses números estão gerando mais de um milhão de empregos. Nesse sentido, as estimativas indicam que a construção civil contribuiu com 6,8% para o resultado do PIB de março.

Em particular, o consumo nacional de cimento aumentou 145,3%, enquanto o progresso físico das obras cresceu 110,6%, em relação a fevereiro. Do IEES asseguram que estes valores representaram uma contribuição de 5,5% e 1,3% para o PIB, respetivamente. “Com a retomada das atividades do setor nas primeiras fases de reativação econômica com os protocolos estabelecidos, a construção civil vem apresentando um desempenho favorável com crescimento de dois dígitos desde outubro de 2020”, garantem do instituto.

É assim que o aumento do consumo de cimento se explica pelo avanço das obras privadas, sejam elas imobiliárias, mineiras ou urbanísticas, entre várias outras. Tudo isso se soma à contribuição no aumento do investimento público em obras que chegou a 131%. Inclui projetos nacionais, locais e regionais, todos com um aumento de investimento de mais de 100%.

Além de continuarem sendo esperados aumentos em diversos insumos do setor, vários são os projetos emblemáticos que vão pressionar para que assim seja, entre eles as obras de Reconstrucción con Cambios, a Linha 2 do Metrô de Lima e o programa Arranca Peru, que busca dinamizar ainda mais o setor.

REVISTA
BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
Reportagens
A magnitude e fomento do conceito ESG e da sustentabilidade
O que antes era tendência, agora é realidade. Considerando os indicadores dos três pilares (meio ambiente, social e governança corporativa), e a inerente preocupação - devida – das empresas, não há como negar que estratégias ESG trazem diversos benefícios para a percepção de valor, real, das companhias.
Compactação: declives suaves
Características excepcionais para um embalador de rolos seguro e eficiente
Conheça alguns dos expositores da M&T Expo 2022
Como parte da rede Bauma, a M&T Expo agora quer ser o carro-chefe da recuperação do mercado
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristián.peters@khl.com
Wil Holloway Gerente de vendasr Tel: +1 312 9292563 E-mail: wil.holloway@khl.com
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL