Construção no Peru deve crescer 10% em 2013
By Fausto Oliveira04 November 2013
Ainda que tenha experimentado uma queda ligeira em setembro, o setor da construção no Peru continua sendo o motor da economia nacional e deverá registrar crescimento ao redor de 10% em 2013.
O dado foi entregue pelo Instituto Nacional de Estatística e Informática do país, que também estima que o PIB do Peru este ano cresça 5,5%.
O que faz com que mais uma vez a construção tenha um papel destacado na economia do país. Se se confirma a previsão, a construção aportará mais de 6% do produto nacional.
Tem sido assim nos últimos anos. Em 2010, por exemplo, a indústria da construção teve 17% de expansão. No ano seguinte continuou crescendo, embora muito menos já que a base de comparação era muito alta, e registrou 3%.
Mas em 2012 voltou a crescer forte com 15%, novamente por uma base de comparação desta vez muito baixa. E agora se espera que em relação a estes 15% a construção cresça 10% mais.
A compra de moradias familiares é o que movimenta a indústria. Mas o déficit de infraestrutura responde por uma parte importante, e além disso é o que praticamente garante que os investimentos vão continuar no Peru.
Calcula-se que o Peru ainda tem que investir cerca de US$40 bilhões para resolver suas graves deficiências de infraestrutura.
BOLETIM
CONECTAR-SE COM A EQUIPE

