Construção mexicana fecha vagas
24 February 2017
De acordo com o órgão oficial de estatísticas do México, o setor da construção perdeu nos últimos quatro anos um total de 62.316 vagas de trabalho, passando de uma média em torno de 681 postos abertos de trabalho no setor em 2012 para uma média de 619 mil vagas em 2016.
Do total de vagas fechadas no setor nos últimos quatro anos, mais de 54 mil são de operários e pouco mais de 7 mil são empregados administrativos.
Por outro lado, segundo uma pesquisa nacional com empresas construtoras, entre 2013 e 2016, o PIB do setor decresceu 1,2% ao ano. Porém, nem tudo é negativo: se por um lado as obras contratadas pelo setor público neste período caíram 6,9%, as obras privadas cresceram 4,9% nos quatro anos.
O setor que mais caiu foi o de petróleo e petroquímica, seguido por obras de infraestrutura hídrica e saneamento e em seguida os setores de transporte e urbanização.
Por outro lado, as obras relacionadas com eletricidade e telecomunicações tiveram um crescimento de 5,1% em média por ano, enquanto a edificação residencial e comercial registou uma média de crescimento anual de 0,4% no período de quatro anos recentes.
BOLETIM
CONECTAR-SE COM A EQUIPE

