Construção menos otimista no Brasil
28 April 2014
A sondagem periódica da Confederação Nacional da Indústria sobre a confiança do setor de construção mostrou que hoje em dia os empresários do setor se mostram menos otimistas com o panorama enfrentado pela atividade.
A pesquisa sobre os primeiros três meses do ano mostrou que 27,8% dos empresários construtores percebem que a menor demanda por produtos e serviços de construção é um problema crescente no país. No último trimestre de 2013, 18,4% percebiam queda na demanda.
Ainda assim, dois outros problemas considerados habituais no Brasil continuam no topo da lista de obstáculos enfrentados pela construção do país: a carga tributária é o pior problema para 45,3% dos entrevistados, e a falta de qualificação profissional é apontada por 41,5%.
A demanda por imóveis no Brasil começou a cair depois de anos de altas consecutivas, o que fez o mercado imobiliário adquirir características de preço completamente diferentes do que tinha antes. A alta de preços foi intensa e em pouco tempo, o que levantou inclusive o debate sobre uma possível bolha imobiliária no país.