Construção melhora o desempenho na Argentina
28 May 2015
O Instituto Nacional de Estatísticas e Censos da Argentina divulgou que a atividade de construção no país cresceu 6,9% em março em relação ao mesmo mês do ano passado. E na comparação com fevereiro, o crescimento foi de 1,6%.
A retomada da atividade construtora na Argentina, segundo o Indec, deveu-se ao setor de obras para a indústria petroleira, com 18% de aumento interanual, seguido por obras residenciais privadas com aumento de 9,9%, e de obras de infraestrutura com 5,1%.
As estatísticas de compra e venda de imóveis em Buenos Aires confirmam a tendência. De acordo com o Colégio de Escrivães da capital, o número de contratos assinados para aquisição de residências subiu 23,6% interanual em março.
Enquanto isso, a Associação de Fábricas de Cimento Portland da Argentina afirmou que ao longo de 2015 o consumo de cimento no país deverá crescer 2,3%, chegando à venda de 11,7 milhões de toneladas. Se este número se tornar real, será o segundo maior volume anual de venda de cimento na história do país.
Com tudo isso, o setor espera uma retomada da atividade de construção na Argentina neste ano. A realização de eleições no segundo semestre pode ser um fator de explicação para este novo momento da construção argentina.