Construção industrializada cresce quase 60%

Steel frame está em alta no Brasil e é promissor para o futuro da construção

O uso do steel frame tem ganhado destaque no Brasil nos últimos anos. De acordo com a Associação Brasileira da Construção Metálica (ABCEM), os setores da construção industrializada tiveram um crescimento significativo, em especial do steel frame, com evolução de quase 60%. Essa abordagem moderna e eficiente para construções já atraiu a atenção de engenheiros e construtores devido a uma série de vantagens que oferece.

“O steel frame tem sido cada vez mais adotado em diversos tipos de projetos, desde residenciais até comerciais. A capacidade de adaptação a diferentes estilos arquitetônicos, aliada à durabilidade e eficiência, faz do steel frame uma opção promissora para o futuro da construção no Brasil”, comenta Eduardo Gorayeb, fundador da Inovahouse, franquia especializada em steel frame.

Estruturas de steel frame são relativamente leves. Foto: GComunicação

A seguir, conheça cinco dessas vantagens que levam mais agilidade e segurança à obra:

Paredes mais resistentes

As paredes/painéis de steel frame são tão resistentes quanto as de alvenaria tradicional. Além das estruturas de perfis de aço galvanizado, elas possuem placas de gesso que fornecem mais estabilidade e rigidez. “Para mais conforto do morador, as paredes ainda contam com isolamento térmico e acústico”, comenta Gorayeb, da Inovahouse. Outra característica são as mantas usadas para controlar a umidade, impedindo que a água penetre na estrutura.

Durabilidade

As estruturas de steel frame são relativamente leves em comparação com outros métodos construtivos mais, como a alvenaria. Isso é benéfico em termos de distribuição de cargas e redução de impactos sísmicos, por exemplo. O aço utilizado nas estruturas de steel frame não é inflamável, o que resulta em uma maior resistência ao fogo em comparação com outros materiais de construção.

Flexibilidade de adequação de projeto

Com perfis de aço leves e conexões precisas, o steel frame oferece um modelo arquitetônico versátil. “Além de agilizar a construção, o steel frame viabiliza soluções sob medida, otimizando espaços, atendendo demandas específicas e incentivando a inovação em design”, destaca Bossan, CEO da Inovahouse.

Maior leveza

A leveza dos perfis de aço permite edificações de menor peso e eficientes. A carga sobre as fundações é minimizada, facilitando o planejamento e a execução. “Em suma, a maior leveza do steel frame resulta em edifícios mais resistentes, sustentáveis e adaptáveis às demandas contemporâneas”, comenta Gorayeb, fundador da Inovahouse.

Sem atrasos e custos extras

A construção por alvenaria envolve fatores que podem aumentar o custo do projeto. Caso a obra atrase, e isso é muito comum de acontecer nesse modelo construtivo, aumentam os custos com material de construção, por exemplo, por causa da inflação. Além disso, tem toda a questão do canteiro de obras, por exemplo, gastos com vigia, água, energia, custos com mão de obra”, ressalta o CEO da Inovahouse.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL