Construção emprega menos no Brasil

By Fausto Oliveira14 January 2015

À medida que são conhecidos novos números da indústria da construção brasileira no ano passado, fica mais claro o cenário de contração do setor. Novos dados do SindusCon São Paulo e da Fundação Getúlio Vargas mostram que o número de trabalhadores empregados no setor caiu 2,94% em 2014.

O total de empregados na construção no Brasil ao final de 2014 foi de 3,434 milhões de pessoas. Isso é 103.800 trabalhadores menos do que no ano anterior. As demissões ocorreram mais ao final do ano. Apenas em novembro de demitiram 54.900 trabalhadores na construção.

Representantes do sindicato afirmaram já se esperava a redução do número de empregados, pela contração geral do setor. O contexto de queda na atividade aconteceu, curiosamente, num ano em que houve muitas obras civis relacionadas à Copa do Mundo.

Embora de fato o evento tenha demandado muitos serviços à indústria pela construção de estádios e infraestruturas relacionadas, o Estado não foi capaz de licitar ou concessionar inúmeras outras obras, de maneira que vários projetos não chegaram a se completar ou sequer saíram do papel.

Em paralelo, os preços da construção subiram. Dados recentes do IBGE mostram que a inflação da construção terminou o ano em 6,2%. Decompondo o número, o instituto divulgou que os preços de insumos e materiais cresceu 4,9%, enquanto que a mão de obra está agora 7,74% mais cara.

REVISTA
BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
Reportagens
Perspectivas econômicas e de construção para a América Central
Scott Hazelton, da IHS Markits, fornece uma análise profunda da situação atual nos países da América Central.
Escavadeiras: Novas energias
Grandes equipamentos estão procurando maneiras de se tornar mais eficientes, produtivas e com menor impacto sobre o meio ambiente.
Versatilidade de carga
Compactas ou enormes, estas máquinas estão ganhando terreno nos principais locais de terraplenagem ao redor do mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristián.peters@khl.com
Matt Burk Gerente de vendasr Tel: +1 312 496 3314 E-mail: matt.burk@khl.com
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL